Fortune Mouse
Valorização
| Postado em 20 de abril de 2020 às 2:07

O que faz um carro usado ser valorizado?

Por Redação Portal

É sempre melhor considerar o estado geral de conservação do carro diretamente relacionado ao perfil do proprietário.

O que faz um carro usado ser valorizado?
Reprodução

O vendedor Fernando Pavani afirma que a quilometragem continua sendo o parâmetro principal para a avaliação de um automóvel. “Mesmo quem procura modelos mais antigos descarta qualquer unidade que tenha rodado mais de 100 mil km. Foi esse temor infundado dos compradores que alavancou a demanda pela adulteração de odômetros”, alerta ele.

É sempre melhor considerar o estado geral de conservação do carro diretamente relacionado ao perfil do proprietário. Quem roda mais de 3 mil km por mês normalmente encara cerca de 150 km diários em percurso predominantemente rodoviário, trafegando em velocidades constantes que pouco exigem do automóvel, ou seja, ele tem menos desgaste.

O contrário também pode ocorrer: carros pouco rodados podem ter sido severamente castigados por percursos urbanos curtos em grandes metrópoles, situação que exige muito tanto do motor quanto do câmbio. O anda-e-para das cidades é o maior responsável pelo desgaste acentuado de suspensão, freios e pneus.

É preciso muito cuidado também com o preço sedutor de alguns importados. O sonho de um carrão potente e bem equipado pelo valor de um popular 0 km pode se tornar um pesadelo em função das peças e da mão de obra especializada. “Desisti de um BMW usado quando soube que cada amortecedor custava cerca de R$ 2.600”, conta o representante comercial Luís Roberto Silva, 61 anos. Essa depreciação está diretamente relacionada ao custo de manutenção.

Também vale a pena consultar um corretor de seguros, pois o valor de peças danificadas em um acidente pode inviabilizar o custo de uma apólice. “Importados com pouco mais de cinco anos já encontram problemas de aceitação nas principais seguradoras, e a escalada do dólar tende a comprometer ainda mais essa situação”, afirma Rafael Santos, da SCS Corretora de Seguros. “Isso afeta diretamente a liquidez desses modelos”, completa.

“Mesmo quem procura modelos mais antigos descarta qualquer um que tenha rodado mais de 100 mil km”

FERNANDO PAVANI, lojista
Rafael aponta outro indício da alta expectativa de vida da frota nacional. “Cada vez mais pessoas procuram seguro para carros com 15 ou até 20 anos de idade”, diz. E esse filão já foi percebido pelas seguradoras. “Isso é válido especialmente para os populares, que têm manutenção mais fácil e barata. Vai desde um plano simples com cobertura de terceiros e assistência 24 horas até os mais completos, incluindo cobertura de incêndio, roubo e colisão”, relata o corretor.

A relação entre o custo e o benefício de um usado também pode cair por terra quando o comprador ignora a procedência do automóvel. Os melhores carros quase sempre estão nas mãos dos proprietários originais, mas muitas vezes o interesse é por um modelo que já está no segundo ou terceiro dono.

Nesses casos, é melhor recorrer ao chamado laudo cautelar. Muito difundido nas grandes metrópoles, esse laudo é uma vistoria que promove a análise minuciosa do histórico do automóvel. E possibilita, também, identificar se o veículo desejado passou por algum sinistro (batidas ou enchentes, por exemplo) ou participou de leilões; e, ainda, se existem restrições administrativas ou judiciais capazes de impedir sua transferência ou circulação nas ruas.

“Alguns estados da federação incluem automaticamente uma intenção de bloqueio de transferência do automóvel sempre que o proprietário é citado em um processo judicial, por menor que seja o valor da causa”, diz o consultor automotivo César Prevoznik. “Sempre vale a pena solicitar uma pesquisa no Detran do estado em que o veículo se encontra”, avisa.

Fonte
Revista Auto Esporte


Tags


Deixe sua reação


Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas
Mais Vídeos
Ambulância: dê a preferênciaAmbulância: dê a preferência
Vídeos

Ambulância: dê a preferência

Seja você a mudança que quer para o mundoSeja você a mudança que quer para o mundo
Vídeos

Seja você a mudança que quer para o mundo

Clubinho Honda – Segurança no TrânsitoClubinho Honda – Segurança no Trânsito
Vídeos

Clubinho Honda – Segurança no Trânsito

Em todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsitoEm todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsito
Vídeos

Em todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsito

0
Would love your thoughts, please comment.x