Resultados de busca
O que fazer quando tem óleo na pista
Nada de freadas súbitas atolando os pés no freio

Na prática, a presença de óleo na pista se assemelha ao que acontece na aquaplanagem: forma-se uma lâmina de líquido entre o pneu e o asfalto e faz com que os pneus percam o atrito e a aderência com o solo. No caso da água, ela preenche os sulcos dos pneus, fazem com que uma das rodas dianteiras recuperem a tração antes da outra e faça o motorista perder o controle do carro. Neste momento o carro fica bobo, solto, a direção fica molinha, levinha demais e sem controle.
No caso do óleo, por ser mais viscoso ele adere por mais tempo nos sulcos dos pneus e mesmo depois de ter passado da poça, ainda compromete a aderência dos pneus e potencializa o risco de acidentes.
1. Trafegando por uma pista ao ser surpreendido por uma poça de óleo não freie bruscamente. Nada de freadas súbitas atolando os pés no freio;
2. Depois de frear gradualmente diminua uma ou mais marchas antes de entrar na mancha ou poça de óleo para ajudar a baixar a velocidade do carro mais rápido e com segurança;
3. Nunca freie em cima de uma poça de óleo, pois o líquido é viscoso, vai entranhar nos sulcos dos pneus e eles vão perder o atrito com o solo;
4. Caso você não tenha percebido antes a mancha ou poça de óleo e se for inevitável ter de passar por ela, mantenha-se na marcha e velocidade em que está e não pise em nenhum pedal;
6. Se o carro jogar para o lado não tente ajeitar no volante porque ele não vai responder: o volante fica bobo, soltinho, sem resposta e girá-lo para qualquer um dos lados só vai fazer as rodas ficarem ainda mais soltas, com grandes chances do carro rodar na pista;
Agora você já sabe, então muita atenção nessa hora!
Fonte
GT Oil