Limites
| Postado em 11 de dezembro de 2019 às 10:54

O que preciso saber sobre a lei do som automotivo?

Por Redação Portal

Confira o que a lei brasileira determina sobre o som automotivo

O que preciso saber sobre a lei do som automotivo?
Respeitar o espaço daqueles que podem não compartilhar das suas predileções musicais./Divulgação

Muitos brasileiros demonstram afinidade com seus carros. Isso não seria diferente na camada jovem da população — que sempre configurou a maior parcela de entusiastas no assunto. Pensando nisso, elaboramos o conteúdo a seguir para solucionar uma dúvida comum entre tal público: o que a lei brasileira determina sobre o som automotivo?

Como todos sabem, conhecer a legislação é uma das melhores maneiras que você tem de garantir seus direitos e se defender das injustiças. Por isso, compilamos as informações mais indispensáveis ao tema. Acompanhe!

A legislação que regulamenta o som automotivo

Ainda hoje, essa é uma dúvida que gera confusão entre os proprietários de veículos com som customizado. Afinal de contas, a lei vem sofrendo alterações desde 2006, quando surgiu a primeira resolução para delimitar o tema.

Antes de embarcarmos nas fases da legislação, lembramos que a norma mãe que regulamenta o som automotivo em casos de infração é o Artigo 228 do Código de Trânsito Brasileiro. Ele determina as implicações ao utilizar, no automóvel, o equipamento sonoro em volume e/ou frequências superiores ao autorizado pelo Contran:

  • infração de categoria grave;
  • penalidade à CNH e aplicação de multa financeira;
  • caso necessário, apreensão do carro (para que seja regularizado).

Além da explicação presente no CTB, era necessário atentar à interpretação da Resolução nº 624/2016.

A resolução nº 624/2016 e o que ela determina

Em meados de outubro de 2016, o Governo instaurou a Resolução nº 624/2016, intencionado a colocar fim em toda a confusão ocasionada pela lei anterior. O grande problema dessa atualização está em sua arbitrariedade.

O limite de decibéis e a métrica de distância à medição foram abandonados. Com essa resolução, bastava que o veículo produzisse um som audível ao lado externo, independentemente do volume praticado.

Consequentemente, o agente de trânsito poderia descartar quaisquer métodos para comprovar a autuação, bastando que testemunhasse a evidente perturbação ao sossego público (assim descrevendo em seu relatório).

Portanto, a resolução de 2016 mais atrapalhou do que resolveu a situação, servindo apenas para acirrar os ânimos entre a população e os oficiais de policiamento.

A revogação da 624/2016

De tão ineficaz, a resolução tem sido combatida por alguns congressistas, que conseguiram aprovar sua revogação em Outubro de 2017. No entanto, para que o Projeto de Decreto Legislativo entre em vigor, ainda será necessário finalizar sua trajetória pela Comissão de Constituição e Justiça de Cidadania e, posteriormente, no Plenário.

Assim que a resolução nº 624/2016 for revogada, a nº 604/2006 passa a ganhar validez, determinando limites, métodos e métricas para a penalização. Isso permitirá o retorno da transparência do processo.

As multas indevidas e os limites

Considerando a falta de clareza da última resolução, torna-se compreensível a indignação dos entusiastas do som automotivo, não é mesmo? Além de prejudicar o entendimento do cidadão, a legislação vigente pode ocasionar uma sensação de injustiça.

Por isso, ressaltamos a importância de você ter precaução e, para todos os efeitos, reproduzir mídias sonoras sem ultrapassar a esfera da cabine do seu carro. Além de assegurar sua integridade jurídica e patrimonial, trata-se de uma forma de respeitar o espaço daqueles que podem não compartilhar das suas predileções musicais.

 

 

Fonte
Portal Auto Shopping


Tags


Deixe sua reação


Deixe seu comentário

avatar
  Inscreva-se  
Notificar se

Notícias Relacionadas
Fiscalização

Brasileiros são flagrados circulando com veículos estrangeiros irregulares

Três motoristas foram flagrados circulando com carros estrangeiros de forma irregular ...

Imposto

‘Imposto do pecado’ pode incidir também sobre carros e combustíveis

BRASÍLIA – Além de cigarro e bebidas alcoólicas, a equipe econômica estuda aplicar...

Uber

Uber vai oferecer desconto na compra de carros elétricos em Londres

Uber vai oferecer aos motoristas do Reino Unido um desconto na compra de carros elétricos ...

Mais Vídeos
Seja você a mudança que quer para o mundoSeja você a mudança que quer para o mundo
Vídeos

Seja você a mudança que quer para o mundo

Clubinho Honda – Segurança no TrânsitoClubinho Honda – Segurança no Trânsito
Vídeos

Clubinho Honda – Segurança no Trânsito

Em todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsitoEm todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsito
Vídeos

Em todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsito

O uso da bicicleta facilita o trânsitoO uso da bicicleta facilita o trânsito
Vídeos

O uso da bicicleta facilita o trânsito