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Obrigatoriedade: O que é o controle de estabilidade
Por Redação Portal
Desde 1º de janeiro de 2020 todos os lançamentos totalmente novos lançados no Brasil deverão, obrigatoriamente, vir equipados com controle de estabilidade,
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Desde 1º de janeiro de 2020 todos os lançamentos totalmente novos lançados no Brasil deverão, obrigatoriamente, vir equipados com controle de estabilidade, além de outros itens de segurança. Mas para que serve esse sistema, popularmente chamado de ESP, e porque ele não vai me transformar em um piloto de corrida?
Antes de mais nada é preciso deixar claro um detalhe da legislação. Como toda implantação de novos itens, o controle de estabilidade será adotado gradualmente.
A partir deste ano carros totalmente novos devem vir com o equipamento de fábrica. Junto virá também o alerta de cinto de segurança do motorista, que emite um aviso sonoro e visual enquanto o condutor não coloca o cinto.
A regra passará a ser geral a partir de 2022, quando todos os modelos vendidos por aqui deverão vir com o controle de estabilidade. Essa adoção gradual é a mesma que foi feita com o cinto de três pontos e encosto de cabeça para todos os ocupantes — estes sim, obrigatórios para todos os modelos a partir de janeiro.
Questão de batismo
No Brasil é muito comum as pessoas chamarem o controle de ESP, sigla em inglês para “programa eletrônico de estabilidade”. Só que esta sigla é patenteada pela Bosch, empresa que desenvolveu o sistema, e só é válida para carros que possuem o controle da marca alemã. É como acontece, por exemplo, com os nomes Gillette, Isopor e Cotonete.
Outras marcas usam suas próprias siglas, como VSA (Honda), DSC (Ford) e VSC (Toyota), por exemplo. Por isso vale o termo genérico, ESC.
Um detalhe do controle de estabilidade é que ele também inclui o controle de tração. Por isso, ao ler que um carro tem ESC, pode ter certeza que ele também oferece o sistema que impede que as rodas do veículo venha destracionar.
A recíproca não é verdadeira: apesar de haver poucos exemplos, é possível um carro ter controle de tração, mas não ESC. O Up! TSI é um destes casos, aliás.
Outro item vinculado ao controle de estabilidade é o ABS. E vale a mesma regra: todo carro com ESC tem ABS, mas o inverso não ocorre necessariamente.
Parece mágica
A maior virtude do ESC é detectar quando o carro está prestes a perder o controle, sobretudo em uma mudança brusca de direção.
Quando algum dos diversos sensores do ESC entende que há algum risco, o sistema pode cortar a aceleração do motor e frear uma ou mais rodas individualmente. Isso pode impedir que o carro rode em uma curva.
Fonte
Revista Auto Esporte
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