Máscara
| Postado em 28 de abril de 2020 às 5:00

Ônibus não vão parar para quem estiver sem máscara

Por Redação Portal

A medida começa a valer a partir desta terça-feira.

Ônibus não vão parar para quem estiver sem máscara
Reprodução

O prefeito Nelson Marchezan anunciou, nesta segunda-feira, que os transportes públicos de Porto Alegre não vão mais parar para pessoas que não estiverem usando máscaras. A medida começa a valer a partir desta terça-feira.

“Não será permitida a entrada de pessoas nos ônibus sem máscara. A gente adequou o horário da construção civil, adequou o horário da indústria para que não fiquem no horário de pico. E para as pessoas que estiverem utilizando estejam de máscara e, neste ambiente de aglomeração, eles deem essa sensação de segurança para todos”, afirmou na live transmitida pelo Facebook.

PUBLICIDADE

“A ideia é a gente distribuir para não ter uma grande demanda no horário de pico para poder viabilizar o transporte público em horários com menos demanda”, completou.

O uso obrigatório de máscaras nos coletivos foi determinada na semana passada. O primeiro dia de validade do decreto 20.549 foi marcado por poucas cobranças.

Redução de viagens em Porto Alegre
A decisão ocorre alinhada com a redução de 40% de número de viagens dos coletivos em dias úteis em Porto Alegre. A medida foi aceita pela Empresa Pública de Transportes e Circulação (EPTC) e visa minimizar os impactos financeiros que as medidas de isolamento causaram nas empresas de ônibus.

Em números absolutos, isso representa um impacto em 169 linhas, das quais 31 serão desativadas totalmente. Mais 138 terão alteração nos horários, com parte delas funcionando apenas nos momentos de maior fluxo, entre 5h e 9h e das 16h às 19h.

Construção civil
Ainda sobre o uso obrigatório de máscaras nos ônibus, Marchezan também enfatizou que a área da construção civil e as indústrias terão que fornecer o item para seus funcionários fora do horário de trabalho.

“Eles já utilizam EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e já trabalham com distanciamento social. A ideia é que a indústria e a construção civil forneçam a máscara para seu funcionário usar no transporte coletivo e evitar a sua contaminação e de outras pessoas.”

A Prefeitura anunciou na semana passada a “liberação controlada” de atividades relacionadas à construção civil. Para atuar, empresas e profissionais deverão aderir a protocolos de higiene e proteção à saúde para minimizar o contágio pelo coronavírus. O governo de Nelson Marchezan Jr. classifica a flexibilização como um passo rumo à “saída gradual” da quarentena.

0 0 vote
Article Rating

Fonte
Correio do Povo


Tags


Deixe sua reação


Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas
Colunas
Colunas
Mais Vídeos
Seja você a mudança que quer para o mundoSeja você a mudança que quer para o mundo
Vídeos

Seja você a mudança que quer para o mundo

Clubinho Honda – Segurança no TrânsitoClubinho Honda – Segurança no Trânsito
Vídeos

Clubinho Honda – Segurança no Trânsito

Em todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsitoEm todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsito
Vídeos

Em todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsito

O uso da bicicleta facilita o trânsitoO uso da bicicleta facilita o trânsito
Vídeos

O uso da bicicleta facilita o trânsito