Novos Radares
| Postado em 15 de abril de 2020 às 10:26

Operação de radares de trânsito em Presidente Prudente

Por Redação Portal

Radares de trânsito tem início nesta quinta-feira (16)

Operação de radares de trânsito em Presidente Prudente
Divulgação/Foto: Wellington Roberto/G1

A Prefeitura informou ao G1 que a operação dos novos radares de trânsito terá início em Presidente Prudente nesta quinta-feira (16). Os aparelhos começam a funcionar em “caráter educativo” por 15 dias, ou seja, sem aplicações de multas.

Os equipamentos de controle eletrônico da velocidade dos veículos em circulação na cidade passam a operar efetivamente no início de maio. A partir dai, os condutores de veículos que trafegarem acima da velocidade permitida serão autuados por infração de trânsito.

A operação dos novos radares em Presidente Prudente, que deveria ter sido iniciada no dia 1º de abril, foi adiada por 15 dias em razão do envolvimento prioritário das equipes de servidores municipais nas ações de prevenção da propagação da pandemia de coronavírus.

No total, a cidade contará com 21 pontos de fiscalização eletrônica.

Nos 19 pontos fixos com radares, a velocidade máxima permitida é de 60km/h. Já nas duas lombadas eletrônicas, o limite é de 40km/h.

Os aparelhos são fixos, sustentados por postes, e aferem eletronicamente a velocidade dos veículos que transitam pelas vias da cidade nas quais estão instalados.

A contratação dos radares se dá a um custo de R$ 1.299.000,00 aos cofres públicos municipais, mas a Prefeitura garantiu ao G1 que a instalação dos aparelhos não visa à arrecadação de recursos.

Presidente Prudente já contou com o funcionamento de radares de trânsito entre os anos de 2015 e 2017, mas o prefeito Nelson Roberto Bugalho (PSDB) decidiu não prosseguir com o serviço.

Em 2019, a Prefeitura abriu uma nova licitação para a instalação de um sistema de fiscalização eletrônica e uma empresa de Votorantim (SP) saiu-se vencedora da disputa com uma proposta de R$ 1.299.000,00.

Período educativo

A medida adotada neste período de forma educativa, ou seja, sem emitir multas, é como prazo de adaptação para que os moradores de Presidente Prudente e região respeitem os limites de velocidade da malha viária.

Para orientar os motoristas haverá distribuição de panfletos, placas de sinalização e faixas espalhadas em diversos pontos da cidade, além da divulgação na imprensa local e do trabalho educativo permanente realizado por agentes de trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana e Cooperação em Segurança Pública (Semob).

Os radares terão uma função importante de auxílio à segurança pública e preservação da vida, tendo em vista que após instalação dos equipamentos em Prudente o número de mortes no trânsito prudentino caiu mais de 53%. Segundo dados do Infosiga, em 2015, antes dos radares, foram 56 mortes, enquanto em 2016 o número de vítimas caiu para 26.

Os radares são dotados de Optical Character Recognition (OCR), em tradução livre, Reconhecimento Óptico de Caracteres, cuja tecnologia reconhece a placa do veículo e, em caso de furto, poderá auxiliar na apreensão do mesmo. Estes foram instalados em pontos estratégicos, sendo em entradas e saídas da cidade.

Fonte
G1


Tags


Deixe sua reação


Deixe seu comentário

avatar
  Inscreva-se  
Notificar se

Notícias Relacionadas
Colunas
Colunas
Colunas
Por Abimadabe Vieira

Maio Amarelo Paraíba

Mais Vídeos
Seja você a mudança que quer para o mundoSeja você a mudança que quer para o mundo
Vídeos

Seja você a mudança que quer para o mundo

Clubinho Honda – Segurança no TrânsitoClubinho Honda – Segurança no Trânsito
Vídeos

Clubinho Honda – Segurança no Trânsito

Em todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsitoEm todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsito
Vídeos

Em todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsito

O uso da bicicleta facilita o trânsitoO uso da bicicleta facilita o trânsito
Vídeos

O uso da bicicleta facilita o trânsito