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Ar-condicionado
| Postado em 09 de março de 2022 às 4:40

Os 10 defeitos mais comuns no ar-condicionado do carro

Por Redação Portal

Confira alguns problemas recorrentes no sistema de climatização dos automóveis e como diagnosticá-los.

Os 10 defeitos mais comuns no ar-condicionado do carro
Reprodução

Uma das leis de Murphy mais certeiras no âmbito automotivo é o ar-condicionado dar problema justamente no verão. Aquele bafo do capeta na rua e o sistema apresenta mau funcionamento, para desespero do motorista e dos passageiros.

Porém, alguns dos defeitos mais comuns no ar-condicionado do carro têm soluções simples. Veja quais são eles e o que fazer, além de dicas de manutenção regular do sistema de climatização para você não ficar na mão em pleno calorão.

Confira

1. Filtro da cabine

O ar pode ainda até estar em funcionamento aparentemente normal, mas se ele perdeu eficiência, demora a resfriar o ambiente ou mesmo não gela a cabine como antigamente – e ainda deixa um cheiro de roupa guardada molhada ou mofo -, pode ser um claro sinal de problemas no filtro.

A peça, também conhecida como filtro de cabine, é a responsável por impedir que resíduos, poeira, pólen, mofo e até mesmo pequenos pedaços de folhas cheguem ao sistema de climatização. Desta forma, garante um ar mais limpo no habitáculo.

Cada fabricante estipula um prazo para a troca do filtro do ar, geralmente com intervalos de até 20 mil km. Mas se seu veículo tem mais de três anos e você trafega por áreas muito poluídas ou com estradas de chão, ou mesmo fica um tempão em congestionamentos, vale fazer a substituição a cada 10 mil km ou um ano. – fique atento que muitos carros 0 km não saem de fábrica com o filtro de cabine.

Visualmente, o filtro também dá sinais de que precisa ser trocado. O equipamento costuma estar localizado atrás do porta-luvas ou sob o painel, conforme modelo e marca. Rasgos ou falhas nas palhetas e acúmulo de partículas de sujeira são visíveis e podem obstruir os poros do papel, o que prejudica o processo de climatização.

2. Dutos do ar-condicionado

É importante também verificar as condições dos dutos do ar-condicionado do carro. Excesso de sujeira acumulada nestas vias podem comprometer também o funcionamento do sistema e seu poder de resfriamento da cabine.

“Com os dutos impregnados por sujeiras e bactérias, o ambiente interno do veículo é contaminado e os ocupantes passam a respirar um ar muito poluído. Além disso, o ar-condicionado pode acabar forçando o trabalho do compressor de ar, gerando também aumento do consumo de combustível”, explica Plinio Fazol, gerente de Marketing e Novos Produtos da Tecfil, fabricante de filtros automotivos.

3. Ventoinha do condensador

O acúmulo de impurezas e sujeira também pode afetar o funcionamento do condensador. O equipamento é o responsável por receber o vento e retirar o calor do gás, que é comprimido com o auxílio de um pequeno ventilador, chamado de ventoinha.

Se o condensador está sujo devido a poeiras, folhas ou outras partículas, o fluxo de ar não circula livremente. Isso obstrui o funcionamento da ventoinha e pode impedir ou afetar o resfriamento no interior do carro.

4. Compressor

O compressor é a peça que, basicamente, aquece e refrigera o ar. O equipamento tem a função de comprimir o gás refrigerador e o enviar para o condensador, realizando o arrefecimento e, consequentemente, o resfriamento do ar que será jogado dentro do veículo.

Porém,o compressor precisa estar devidamente lubrificado para funcionar em sua plenitude. Caso contrário, o ar-condicionado não irá gelar a cabine com eficácia. Ou seja, desgaste ou falta de manutenção da peça podem representar um dos defeitos comuns no ar-condicionado do carro.

5. Fusível queimado…

Lembre-se que o compressor pode não estar funcionando por um problema simples. Verifique se o fusível responsável pelo equipamento não está queimado.

6. Vazamento de gás

Ar-condicionado que não gela e sons tipos de assobios que surgem toda a vez que você liga o sistema podem ser ocasionados por vazamento do gás refrigerante, que tem a função de fazer a troca térmica: absorver calor e o liberar para fora do ambiente. Se há vazamento, o calor permanecerá no espaço e retardará o processo de resfriamento.

O vazamento de gás pode ser diagnosticado pelo próprio motorista de forma simples. Faça uma mistura de água e sabão e passe pela tubulação. Em seguida, ligue o ar-condicionado. Se surgirem bolhas, é sinal de que há pontos com falhas de pressão.

Isso pode ser causado por conexões com folgas, o que demanda reparo mais simples. Porém, se houver furos e rachaduras nos dutos por onde circula o gás, é preciso fazer consertos que podem ser solucionados por soldas ou com a troca da tubulação.

7. Cheiro ruim no ar-condicionado

Odores desagradáveis vindos do sistema podem não ser necessariamente um dos defeitos mais comuns no ar-condicionado do carro. Uma sugestão é, antes de levar à oficina, ligar o aquecimento do equipamento na temperatura e velocidade máximas por, pelo menos, 10 minutos. Isso pode dar fim ao cheirinho. Essa prática, por sinal, está prevista no manual do proprietário de muitos automóveis.

8. Higienização do ar-condicionado

Além da troca do filtro, é recomendável fazer a higienização do sistema com regularidade. Concessionárias e oficinas especializadas oferecem esse serviço, que tem preços entre R$ 200 e R$ 450 nas principais capitais do país.

Porém, também é possível fazer a higienização do ar-condicionado do carro na sua garagem. Antes de tudo, é necessário comprar um spray antisséptico aerosol específico para ar automotivo – vendido em e-commerce e também em lojas de autopeças, postos de combustível e supermercados.

Ligue o motor do carro e o ar-condicionado no máximo, com temperatura mínima e o modo recirculação ativado e veja se todas as janelas e portas estão bem fechadas. Aponte o bico para dentro da saída de ar e borrife toda a substância contida na embalagem e deixe agir por 10 minutos. A substância vai limpar e descontaminar todos os dutos e passagens do sistema.

9. Para gelar o ar-condicionado mais rápido

O carro ficou sob o sol escaldante e ao abrir a porta você se sentiu em uma panela de pressão? Para o ar gelar o mais rapidamente possível a cabine, antes de mais nada abra todos os vidros por, pelo menos, um minuto – serve para que o ar quente circule um pouco e diminua aquele “bafo” no interior do veículo.

Depois, acione o motor do carro e ligue o ar condicionado com a recirculação ativada e a uma velocidade um nível abaixo da máxima. Rode por alguns metros com as saídas de ar voltadas para cima para liberar as partículas que ficaram presas no sistema e, assim, dispersar mais rapidamente o ar quente.

10. Dicas para fazer o ar funcionar melhor e por mais tempo

Mesmo no inverno ou em períodos frios, ligue o ar, pelo menos, uma vez por semana e por cinco minutos

Verifique se as borrachas de vedação das janelas estão em bom estado e sem folgas

Use pano úmido ou pincel macio para remover a poeira das palhetas das saídas de ar uma vez por semana

Não use a recirculação ativada por muito tempo

Ao ligar o motor, é recomendável que o ar esteja em off

Desligue o ar-condicionado cinco minutos antes de chegar ao seu destino

Mantenha a temperatura entre 21º e 23º (em ar automático) ou na metade do indicador de frio do botão de temperatura

Faça uma revisão periódica do sistema a cada um ano

 

Fonte
Auto Papo


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