Fortune Mouse
Colunas
31/12/2019 às 11:00 | Atualizado em 31 de dezembro de 2019

Os carros mais rápidos e mais lentos que dirigimos em 2019

Por Informe-se

Confira a lista, considerando o tempo cravado na aceleração.

Os carros mais rápidos e mais lentos que dirigimos em 2019
Divulgação

Reunimos nesta lista os cinco modelos mais rápidos que dirigimos neste ano, além dos cinco mais lentos, considerando o tempo cravado na aceleração de zero a 100 km/h.

Os cincos mais rápidos

1 – Mercedes-AMG GT 63 S 4 portas – 3,3 segundos

O campeão entre os mais rápidos do ano é também o recordista histórico entre os carros testados pela Autoesporte: foram apenas 3,3 segundos para que o Mercedes-AMG 63 S 4 portas cumprisse a aceleração de zero a 100 km/h. Pudera: o carro é um canhão, graças ao 4.0 V8 de surpreendentes 639 cv e 91,8 kgfm de torque. E quanto vale a brincadeira? Quase R$ 1,2 milhão.

2 – Audi RS 4 Avant – 4,1 segundos

A sigla RS é lendária para quem acompanha o universo automotivo. Então, claro que um dos superesportivos da Audi estaria no pódio dessa lista, no caso a superperua RS 4 Avant. Nessa nova geração, o modelo trocou o 4.2 V8 por um 2.9 V6 que, apesar de menor, não deixa nada a desejar ao antecessor: são nada menos que 456 cv de potência e 61,2 kgfm de torque. Associado ao câmbio automático de oito marchas, o motor ajuda o RS 4 chegar aos 100 km/h em 4,1 segundos.

3 – Jaguar I-Pace – 4,7 segundos

Quem diria que um carro elétrico ocuparia a terceira posição entre os mais rápidos testados pela revista? Pois o Jaguar I-Pace conquistou esse feito, com seus dois motores elétricos alimentados por uma bateria de íons de lítio de 90 kWh que rendem 400 cv. Foram somente 4,7 segundos para chegar aos 100 km/h, mesmo pesando mais de 2.200 kg. A bênção do torque instantâneo dos carros elétricos ajuda, e muito, nessa hora.

4 – Chevrolet Camaro – 5 segundos

O Chevrolet Camaro foi reestilizado no início deste ano, mas não foi por isso que retornou às nossas pistas. A principal novidade do muscle car é o câmbio automático de 10 marchas. A nova transmissão ajudou o modelo a conquistar a quarta posição entre os carros testados em 2019, chegando aos 100 km/h em 5 segundos. Se antes reinava sozinho no segmento, o Camaro precisou se atualizar após a chegada do Ford Mustang ao mercado, que roubou boa parte de sua clientela.

5 – Volvo S60 T8 – 5,2 segundos

Os híbridos vêm chegando com tudo, e o quinto mais veloz em nossos testes foi o Volvo S60 T8. O sedã combina um quatro cilindros turbo com 324 cv a um motor elétrico de 88 cv – a potência combinada é de ótimos 412 cv –, além de câmbio automático de oito marchas. Com esse conjunto, o sueco deixou pra trás até um de seus rivais mais tradicionais, como o BMW 330i M Sport, chegando aos 100 km/h em 5,2 segundos.

Os cinco mais lentos

1 – Suzuki Jimny Sierra – 15,4 segundos

Se você achava que o carro mais lento da nossa lista seria um modelo equipado com motor 1.0, está enganado. Na versão testada pela Autoesporte, o Jimny Sierra, com seu estilo quadradão, traz sob o capô um 1.5 aspirado de 108 cv e transmissão automática de quatro marchas. Com esse conjunto, o jipinho levou longos 15,4 segundos para bater a marca de 100 km/h. Nascido para o off-road, pelo menos suas aptidões aventureiras permanecem intactas nessa quarta geração.

2 – Ford Ka Freestyle 1.0 – 14,7 segundos

O Ka Freestyle chegou ao mercado em meados deste ano para completar a linha do compacto, com câmbio automático e opções de motor 1.0 e 1.5. O primeiro, que rende até 85 cv, foi o segundo carro mais lento nas nossas pistas, acelerando de zero a 100 km/h em 14,7 segundos. Entre os diferenciais para a versão tradicional há suspensão elevada, rack de teto e controle de estabilidade com função anticapotagem em razão do centro de gravidade mais alto.

3 – Jeep Renegade Limited 1.8 flex – 12,7 segundos

Terceiro mais letárgico em nossos testes, o Renegade na versão Limited é equipado com motor quatro cilindros 1.8 aspirado que gera até 139 cv e 19,2 kgfm (com etanol). Sua curva de torque melhorou recentemente e o câmbio automático de seis marchas é esperto. Contudo, nada foi suficiente para apressar o Renegade, que leva 12,7 segundos até os 100 km/h.

4 – Renault Kwid Outsider – 12,2 segundos

Lançada em maio, a versão mais aventureira do Kwid se diferencia apenas por detalhes estéticos, como molduras nos para-choques, barras no teto e acabamento interno com toques na cor laranja. Também recebeu nova central multimídia com Apple Carplay e Android Auto. Como o motor é o mesmo 1.0 de até 70 cv, o peso extra pode ter deixado o compacto ainda mais lento, levando 12,2 segundos para chegar aos 100 km/h.

5 – Fiat Argo Trekking – 12,2 segundos

Outro exemplo de versão “aventureira” que se deu mal nos testes, o Argo Trekking combina motor 1.3 de até 109 cv a câmbio manual de cinco marchas. A suspensão foi elevada, os pneus agora são de uso misto e o carro recebeu pintura preta no teto, adesivos e molduras nas rodas e para-choques. Apesar do bom torque em baixa, a versão demorou 12,2 segundos para acelerar de zero a 100 km/h, só ficando na frente do Kwid por milésimos de segundos.


Tags


Deixe sua reação


Deixe seu comentário

avatar
  Inscreva-se  
Notificar se

Notícias Relacionadas
Mais Vídeos
Ambulância: dê a preferênciaAmbulância: dê a preferência
Vídeos

Ambulância: dê a preferência

Seja você a mudança que quer para o mundoSeja você a mudança que quer para o mundo
Vídeos

Seja você a mudança que quer para o mundo

Clubinho Honda – Segurança no TrânsitoClubinho Honda – Segurança no Trânsito
Vídeos

Clubinho Honda – Segurança no Trânsito

Em todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsitoEm todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsito
Vídeos

Em todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsito