Trincado
| Postado em 27 de fevereiro de 2020 às 5:00

Para-brisa trincado: valor da multa, causas e reparo

Por Redação Portal

Conheça as condições ideais, as consequências de rodar com o para-brisa trincado e as opções de reparo.

Para-brisa trincado: valor da multa, causas e reparo
Reprodução

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) determina, por meio da Resolução nº 216, as condições de segurança e visibilidade dos condutores em para-brisas em veículos automotores. Conheça as condições ideais, as consequências de rodar com o para-brisa trincado e as opções de reparo.

De acordo com o texto, que fixa requisitos técnicos e estabelece exigências para os para-brisas, as trincas e fraturas de configuração circular são consideradas dano ao para-brisa. Nem todas elas podem consertadas.

Nem sempre o para-brisa trincado pode ser reparado

O artigo 2º Resolução nº 216 do Contran estabelece ainda que, na área crítica de visão do condutor e em uma faixa periférica de 2,5 centímetros de largura das bordas externas do pára-brisa, não devem existir trincas e fraturas de configuração circular. Essas também não podem ser recuperadas.

Nos para-brisas dos ônibus, micro-ônibus e caminhões, a área crítica de visão do condutor é aquela situada a esquerda do veículo determinada por um retângulo de 50 centímetros de altura por 40 centímetros de largura.

Nos demais veículos, a área crítica de visão do condutor é a metade esquerda da região de varredura das palhetas do limpador de pára-brisa.

Para-brisa trincado dentro da lei

Nos para-brisas dos carros, são permitidos no máximo dois danos, exceto nas regiões definidas acima, respeitando os seguintes limites:

Trinca não superior a 10 centímetros de comprimento;
Fratura de configuração circular não superior a 4 centímetros de diâmetro.

Multa por para-brisa trincado

O descumprimento do disposto na Resolução 216 sujeita o infrator às sanções previstas no artigo 230, inciso XVIII do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Art. 230. Conduzir o veículo:XVIII – em mau estado de conservação, comprometendo a segurança, ou reprovado na avaliação de inspeção de segurança e de emissão de poluentes e ruído, prevista no art. 104;Infração – grave;
Penalidade – multa;
Medida administrativa – retenção do veículo para regularização.

O valor da multa de para-brisa trincado é de R$ 130,16. A infração rende ainda quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Causas

O para-brisa pode ser trincado por mais de um fator. Choque com pedras e ou outros objetos pode causar o problema no vidro. Outra razão comum é o choque término.

O vidro superaquecido – por estar horas sob o sol, por exemplo – recebe um fluxo de ar muito frio de repente – ar-condicionado direcionado – e não suporta a súbita variação térmica.

Conserto de para-brisa

De acordo com Pedro Alves, analista de Pesquisa e Desenvolvimento do Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi Brasil), o reparo do para-brisa trincado depende muito do dano gerado. Para cada tipo de problema, será utilizada uma técnica diferente.

“Geralmente é aplicado uma resina especifica sob pressão no centro do dano para que possa ser preenchida toda a área danificada tampando totalmente as ranhuras/trincas”, explica Alves.

Após esse procedimento é feito a secagem dessa resina com o auxílio de uma lâmpada ultravioleta direcionada para o dano, acelerando o processo de secagem de uma forma uniforme. Na próxima etapa é feita a raspagem do excesso de resina e a limpeza do vidro.

“Vale ressaltar que o dano não pode estar na visão do motorista e não pode exceder uma área equivalente a uma moeda de 1 real. Já para os danos tipo rachadura/trinca, não deve exceder o comprimento de 10cm”, completa o analista.

Fonte
Auto Papo


Tags


Deixe sua reação


Deixe seu comentário

avatar
  Inscreva-se  
Notificar se

Notícias Relacionadas
Colunas
Colunas
Por João Eduardo Moraes de Melo

O Coronavírus e os acidentes de trânsito

Colunas
Mais Vídeos
Seja você a mudança que quer para o mundoSeja você a mudança que quer para o mundo
Vídeos

Seja você a mudança que quer para o mundo

Clubinho Honda – Segurança no TrânsitoClubinho Honda – Segurança no Trânsito
Vídeos

Clubinho Honda – Segurança no Trânsito

Em todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsitoEm todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsito
Vídeos

Em todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsito

O uso da bicicleta facilita o trânsitoO uso da bicicleta facilita o trânsito
Vídeos

O uso da bicicleta facilita o trânsito