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| Postado em 30 de novembro de 2019 às 8:03

Pedalar demais: Quando deixa de ser saudável?

Por Redação Portal

Existe um limite de exercício para preservar a vida útil do coração?

Pedalar demais: Quando deixa de ser saudável?

O editor da CW Fitness, David Bradford, investiga evidências crescentes de que anos de exercícios de resistência podem levar a mudanças incômodas no coração.

É do conhecimento comum que o exercício é bom para o coração. Mas isso se aplica igualmente a todos que se mantêm em forma, independentemente do volume de treinamento?

Infelizmente, não. Muitos médicos e cientistas agora acreditam que, no que diz respeito ao coração, pode haver algo a mais.

Evidências de que exercícios de endurance (longas distâncias) podem danificar o coração vêm aumentando há anos, e grande parte é citada em um excelente livro The Haywire Heart, coescrito pelo jornalista Chris Chase, pelo médico John Mandrola e pelo ex-ciclista Lennard Zinn.

A introdução do livro destaca que é muito difícil estabelecer conclusões definitivas sobre os efeitos a longo prazo do exercício em atletas. Por exemplo, um estudo de 2011 observou que entre 834 ex-pilotos do Tour de France, a longevidade média foi 17% mais alta do que na população geral.

Isso pode parecer tranquilizador, mas não se pode descartar que esses pilotos fossem naturalmente invulneráveis ​​aos treinos de alto volume – uma característica provável entre os ciclistas profissionais.

“Atletas amadores podem precisar ser mais cautelosos.”

A forma mais comum de problema do ritmo cardíaco é a fibrilação atrial (FA), onde as câmaras superiores do coração (átrios) se contraem intermitentemente rápido demais – felizmente o nó atrioventricular do coração age como um resistor eletrônico e impede que as câmaras inferiores (ventrículos) se juntem ao caos.

Uma análise em 2009 de seis estudos controlados concluiu que ser um atleta de resistência o torna cinco vezes mais propenso a desenvolver FA – um em cada quatro de nós acaba com a condição.

Os homens são consideravelmente mais propensos a arritmia do que as mulheres – exatamente o porquê não está claro – e os homens altos são os mais suscetíveis de todos.

A maior preocupação com a FA é que ela aumenta o risco de AVC, já que os átrios fibrilantes não se contraem ou se esvaziam completamente, o que pode permitir a formação de coágulos sanguíneos.

É claro que o risco de derrame também é influenciado por uma série de outros fatores (pressão alta, diabetes, etc) – muitos dos quais são mitigados pelo exercício regular. A questão é: qual a melhor maneira de equilibrar os riscos e benefícios do exercício?

Moderação, não interrupção

Uma coisa é certa com os problemas do ritmo cardíaco: a prevenção é muito melhor que a cura.

Uma vez que você tenha uma condição como FA, é improvável que ela se resolva sozinha, como explica Michael Papadakis, especialista em cardiologia esportiva na St. George’s, University  of London:

“Em um atleta que experimenta episódios ocasionais de FA e continua a se exercitar com a mesma intensidade, é provável que a frequência dos episódios aumente e eventualmente o coração permaneça a maior parte do tempo em FA… Na maioria dos casos, nós recomendamos que eles tirem o pé do acelerador e tentem moderar, mas não parem de se exercitar ”.

Em outras palavras, desenvolver arritmia provavelmente forçará você a reduzir seriamente seu treinamento; é muito melhor fazer pequenas alterações preventivas antes que o dano seja feito.

Por que os corações dos atletas são mais propensos a problemas de ritmo? Ainda não há uma resposta definitiva, mas a FA não ocorre em corações normais: ela começa com um gatilho, uma batida fora de sincronia, através de uma anormalidade no músculo atrial, e há boas razões para suspeitar que tais anormalidades comumente resultem de anos de exercício de resistência.

© Scott Divulgação

Os corações atléticos têm que tolerar extremos. No treinamento, a frequência cardíaca é aumentada pela adrenalina (sistema nervoso simpático), enquanto as frequências cardíacas baixas são ditadas pelo nervo vago (sistema nervoso parassimpático).

Os corações dos atletas experimentam taxas muito altas e muito baixas (em repouso) diariamente. “Isso vai e volta”, escreve John Mandrola, “e pode criar o ambiente que desencadeia batimentos prematuros, que poderiam então induzir a FA”.

Assim como os músculos das pernas de um ciclista, seu coração é forçado a ficar mais forte, adaptar-se às demandas impostas e pode sustentar a inflamação e a lesão, resultando em cicatrizes – estudos observaram marcadores aumentados de inflamação em atletas de endurance.

Sabe-se que a cicatrização pode atrapalhar o fluxo de sinais elétricos no coração, criando outro potencial ponto de disparo para os batimentos arrítmicos.

Uma condição particular está tão fortemente ligada ao exercício de resistência que foi denominada cardiomiopatia de Phidippides – depois do mensageiro grego, por volta de 490 a.C., morrer após ter corrido os 42 km na Maratona para Atenas.

Acredita-se que essa condição perigosa, caracterizada por manchas de fibrose cardíaca (cicatrização), seja causada por um exercício prolongado e relativamente intenso que mantém o coração em um estado de sobrecarga de volume por várias horas de cada vez.

Cicatrização não é o único risco; entende-se também que o exercício de resistência pode fazer o músculo do coração crescer (hipertrofia), ou o tecido do coração se esticar (dilatação).

As alterações estruturais relacionadas podem estar implicadas na arritmia, embora essa área ainda não esteja totalmente investigada ou compreendida.

Um dos maiores desafios para os cientistas é tentar separar os fatores de risco relacionados ao exercício de condições pré-existentes e fatores não relacionados às adaptações esportivas.

É improvável que a prática de esporte depois de anos de vida insalubre, por exemplo, reverta os danos – se ocorrerem problemas, é difícil destacar a causa.

“A maioria dos estudos avalia atletas em um determinado momento, por exemplo meia idade”, explica Papadakis.

“Pode ser difícil decifrar o que acontece devido ao exercício prolongado e o que acontece devido a outros eventos da vida. O estudo ideal avaliaria [marcadores ou danos no coração] desde a adolescência ou mesmo a infância ao longo de várias décadas, e isso é difícil”.

Existem muitos tipos diferentes de arritmia à parte da AF, e os tipos mais sérios – felizmente raros – afetam as câmaras inferiores maiores do coração (ventrículos).

Nos casos de fibrilação ventricular (FV), o coração pode não funcionar, resultando em parada cardíaca e, no pior dos casos, morte súbita cardíaca (MSC).

A causa mais comum de FV em pessoas com mais de 35 anos é o bloqueio de uma artéria causada por uma doença cardíaca não relacionada ao exercício; de forma um tanto tranquilizadora, há escassa evidência ligando arritmia ventricular e exercício de endurance com risco de vida.

A maioria dos casos de morte súbita no esporte resulta de uma condição pré-existente não detectada – o exercício é o gatilho e não a causa subjacente. Aqui, o desafio é uma triagem eficaz.

Quanto de exercício é demais?

É uma questão fundamental, mas difícil de responder: quanto de exercício é demais?

Muita pesquisa é necessária para estabelecer limites superiores úteis, mas não se deve presumir que quanto mais exercício você fizer, mais saudável você será;

“A mensagem para levar para casa a partir dessas descobertas”, escreve Mandrola, “é que, se a saúde é sua meta, você não precisa se exercitar mais de 30 a 60 minutos por dia”.

Há fortes evidências de que acumular ano após ano de treinamento intenso aumenta a probabilidade de falhas no coração, como explica Mandrola: “Anos de treinamento de resistência inevitavelmente causam inflamação, cicatrizes e alongamentos.

“Essas mudanças na estrutura fundamental do coração podem alterar irrevogavelmente a forma como ele opera… torna-se mais fácil ver como provavelmente leva à AF.

“O fato de que o destreinamento frequentemente conserta o problema apenas reforça essa hipótese.”

Isso não significa que todo mundo que treina duro por anos experimentará problemas de ritmo cardíaco, mas ressalta a importância de evitar o overtraining, dando atenção aos sinais de alerta e dando bastante descanso ao seu coração e tempo de recuperação, especialmente à medida que você envelhece.

“Nos nossos 50 e 60 anos, precisamos de mais descanso depois de muito esforço”, confirma Mandrola.

“Músculos envelhecidos são mais suscetíveis a danos induzidos pelo exercício e são mais lentos para se adaptar e reparar.”

© Scott Divulgação

Rastreio cardíaco: deve fazer o teste?

A morte súbita por parada cardíaca entre os jovens atletas é rara, afetando apenas cerca de um em 50.000. Noventa por cento das vítimas são do sexo masculino.

A causa mais comum de morte súbita cardíaca (MCS) é a cardiomiopatia hipertrófica – doença do músculo cardíaco -, e a maioria das formas são detectáveis ​​pelo rastreamento.

Infelizmente, embora a British Cycling tenha introduzido uma política de triagem para pilotos em seu programa, a triagem não é realizada rotineiramente no Reino Unido – devido a preocupações com altas taxas de falsos positivos e implicações de custo relacionadas.

No entanto, uma pesquisa recente publicada no British Journal of Cardiology sugere que refinar a triagem pode reduzir a necessidade de investigações de acompanhamento em mais de 50%, reduzindo assim os custos em 21%.

Tem sido argumentado que os fundos são mais bem gastos em desfibriladores em locais esportivos – potencialmente salva-vidas, mas somente se o seu evento cardíaco ocorrer em um local equipado.

Para nós, ciclistas, que passam grande parte do tempo pedalando sozinhos em pistas no meio do nada, a triagem e prevenção são as melhores opções.

© Scott Divulgação

Fonte
Revista Bicicleta


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