Fortune Mouse
Notícias
| Postado em 11 de fevereiro de 2026 às 11:04

Pedidos por CNH disparam com alunos pagando menos e autoescolas em colapso

Pedidos por CNH disparam com alunos pagando menos e autoescolas em colapso

A busca pela primeira habilitação no Brasil deu um salto de 360% em apenas um ano. Dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) mostram que o número de novos registros disparou impulsionado pelo novo programa do governo federal batizado de CNH do Brasil, que tornou mais barato o processo de retirada da habilitação.

De acordo com o governo, o número de pedidos passou de 369,2 mil, em janeiro de 2025, para 1,7 milhão em janeiro de 2026. Entre os estados com maior número de emissões, São Paulo lidera o ranking nacional, com 76.521 mil habilitações expedidas no mês passado, seguido por Minas Gerais, com 23.548, Rio de Janeiro, com 23.301, Bahia, com 21.476, e Paraná, com 18.492.

Segundo Matheus, o fechamento das unidades ocorre porque não há novos alunos. “O setor está colapsado. Não tem aluno nas autoescolas”, enfatiza ao criticar o governo que, segundo ele, implementou o programa de forma rápida, sem estudos de impacto e sem diálogo com a categoria, motivado por interesses eleitorais.

Ao Terra, Matheus Martins também questiona os números divulgados pelo governo. Ele sugere que o percentual está inflado e não representa, de fato, novas pessoas se habilitando. Segundo ele, a Senatran reativou cerca de 800 mil processos antigos (Renach) vencidos, alguns desde 2001, o que distorce as estatísticas atuais.

“Muitos dos números divulgados se referem apenas a acessos à plataforma Gov.br e à realização do curso teórico gratuito, sem que os candidatos avancem para exames médicos, aulas práticas ou provas, o que significa que grande parte não está efetivamente tirando a CNH”, argumentou. Matheus prevê que menos de 20% dos cadastrados devem concluir o processo, enquanto a maioria acessa o sistema apenas por curiosidade.

Em nota, o Senatran informou que o número de pessoas que já concluíram os cursos teóricos passou de 196.707 em janeiro de 2025 para 824.494 este ano, alta de 319%, enquanto os exames teóricos tiveram aumento de 32%, indo de 171.232 para 225.462.

Já os cursos práticos cresceram 22%, saindo de 328 mil para mais de 400 mil, e os exames práticos registraram aumento de 11%, com mais de 323 mil aplicações em janeiro de 2026, frente a 291 mil no mesmo período do ano anterior.

 

Fonte
Terra


Notícias Relacionadas
Mais Vídeos
O poder das motogirls: o trabalho das entregadoras na Paraíba | Mirian de AraújoO poder das motogirls: o trabalho das entregadoras na Paraíba | Mirian de Araújo
Vídeos

O poder das motogirls: o trabalho das entregadoras na Paraíba | Mirian de Araújo

Velocidade com Responsabilidade: a filosofia de um piloto – Entrevista com Halley AmorimVelocidade com Responsabilidade: a filosofia de um piloto – Entrevista com Halley Amorim
Vídeos

Velocidade com Responsabilidade: a filosofia de um piloto – Entrevista com Halley Amorim

Jogos Digitais na Educação para o Trânsito – Entrevista com Igor Lucena da Think BoxJogos Digitais na Educação para o Trânsito – Entrevista com Igor Lucena da Think Box
Vídeos

Jogos Digitais na Educação para o Trânsito – Entrevista com Igor Lucena da Think Box

Documentário vidas em trânsitoDocumentário vidas em trânsito
Vídeos

Documentário vidas em trânsito