Durante Pandemia
| Postado em 27 de maio de 2020 às 8:15

Pesquisa: Maioria é contra aula teórica remota

Por Redação Portal

Pesquisa: Maioria é contra aula teórica remota

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) liberou, durante a pandemia causada pelo novo coronavírus, a aula teórica remota na formação de condutores. De acordo com a Deliberação 189/20, os Centros de Formação de Condutores (CFC) estão autorizados a realizar as aulas teóricas do curso de formação de condutores na modalidade de ensino remoto, desde que o candidato manifeste interesse.

Para 63% -dos 982 entrevistados- as aulas remotas no processo de formação de condutores não devem ser realizadas nem mesmo provisoriamente durante a pandemia do Covid-19, enquanto 37% concordam com a alternativa.

Segundo Frederico Carneiro, presidente do Contran e diretor do Denatran, a deliberação atendeu ao pleito das autoescolas e dos Detrans.

“A medida veio socorrer esse segmento, que conta com cerca de 14 mil unidades distribuídas em todo o país e gera aproximadamente 200 mil empregos diretos e indiretos, garantindo o funcionamento das atividades durante o período da pandemia”, afirma o diretor.

Retomada do curso teórico

Para Celso Alves Mariano, especialista em trânsito e diretor do Portal, a ideia da aula remota valoriza o trabalho do instrutor do CFC e realmente possibilita uma retomada do curso teórico, dois aspectos bem positivos.

“Por outro lado é uma solução complexa, por exigir a biometria facial, o que também a torna cara: um CFC não consegue, sozinho, providenciar uma plataforma funcional. Considerando tratar-se de uma solução temporária, que não servirá para o pós-pandemia, revela-se uma proposta pouco atrativa, ou mesmo viável”, explica.

Ainda na opinião do especialista, a baixa adesão à ideia da aula remota, percebida na enquete, deve-se a dois motivos principais: os alunos não entenderam exatamente do que se trata, e os instrutores a veem como muito complicada.

Entenda

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou a Deliberação 189/20 que dispõe sobre a realização das aulas teóricas do curso de formação de condutores na modalidade de ensino remoto enquanto durar a emergência de saúde pública decorrente da pandemia de COVID-19.

Conforme o Contran, os Centros de Formação de Condutores (CFC) estão autorizados a realizar as aulas teóricas do curso de formação de condutores na modalidade de ensino remoto, desde que o candidato manifeste interesse. O conteúdo programático, a carga horária e a duração das aulas-teóricas devem obedecer os mesmos critérios estabelecidos para as aulas presenciais.

A Deliberação do Contran determina alguns requisitos de segurança e de operação dos sistemas que deverão ser utilizados pelos CFCs. Para ministrar a aula teórica remota é necessário que o instrutor utilize um dispositivo com acesso à internet e que possua câmera com resolução de 720 pixels. O sistema deve possibilitar a criação de perfis de usuário personalizados, pelo menos, para instrutor, candidato, Diretor de Ensino e administrador do órgão ou entidade executivo de trânsito do Estado ou do Distrito Federal, que delimitem o acesso apenas a determinadas funções.

O sistema eletrônico também deverá ser validar a biometria facial do instrutor e dos alunos, na abertura da aula, no término e monitorar a permanência dos candidatos na sala virtual durante toda a aula teórica. Além disso, deve disponibilizar interface para usuários, que permita que o instrutor compartilhe, em tempo real, seu vídeo, seu áudio e a tela do seu dispositivo, e que o candidato visualize suas aulas agendadas.

Os órgãos e entidades executivos de trânsito dos Estados e do Distrito Federal poderão estabelecer requisitos adicionais para os sistemas utilizados pelos CFC, especificamente para garantir a integração com as bases de dados locais e a harmonização com os fluxos de seus processos internos.

0 0 vote
Article Rating

Fonte
Portal do Trânsito


Tags


Deixe sua reação


Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas
Colunas
Colunas
Mais Vídeos
Seja você a mudança que quer para o mundoSeja você a mudança que quer para o mundo
Vídeos

Seja você a mudança que quer para o mundo

Clubinho Honda – Segurança no TrânsitoClubinho Honda – Segurança no Trânsito
Vídeos

Clubinho Honda – Segurança no Trânsito

Em todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsitoEm todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsito
Vídeos

Em todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsito

O uso da bicicleta facilita o trânsitoO uso da bicicleta facilita o trânsito
Vídeos

O uso da bicicleta facilita o trânsito