Resultados de busca
Piracicaba implanta equipamento que estabelece padrões para travessia segura de pedestres com deficiência visual
Instalação de semáforo com botoeira sonora na faixa elevada

A Semuttran de Piracicaba (Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes) instalou esta semana, semáforo com botoeira sonora na faixa elevada. O custo do equipamento foi de R$ 5.240 e atende a resolução 704/2017 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), que estabelece padrões para travessia segura de pedestres com deficiência visual. Piracicaba é a primeira cidade do Brasil a implantar este equipamento com as novas exigências.
O equipamento já operava em caráter de testes desde setembro de 2018, e agora, após aprimoramentos, passa a funcionar definitivamente. Uma das principais características da botoeira é o fato de contar com escrita em braile para orientação do usuário, além da emissão de uma mensagem de voz gravada que guia o pedestre na travessia. Simultaneamente, um bip sonoro indica a abertura ou fechamento do semáforo de pedestres. Além desses dispositivos, o local conta ainda com outras adequações, como e piso tátil e rampa, para atender as necessidades das pessoas com deficiência visual ou mobilidade reduzida.
Durante o ato que marcou o início da operação do dispositivo, o secretário Jorge Akira, vivenciou por alguns instantes a experiência de atravessar uma avenida movimentada sem enxergar. “Senti o tamanho do desafio que o simples ato de atravessar uma rua representa para uma pessoa cega ou com baixa visão. Por isso a instalação deste equipamento se torna ainda mais representativa, pois a orientação sonora aliada à faixa elevada torna a locomoção mais segura e ágil”, disse.
Akira salientou que está prevista a instalação de dispositivos semelhantes em outros pontos estratégicos da cidade. “Pretendemos colocar o equipamento em outros locais de grande circulação. Está em nossos planos a aquisição para instalação no TCI (Terminal Central de Integração – avenida Armando de Salles Oliveira com Rangel Pestana), e em frente aos três principais hospitais da cidade (Santa Casa, HFC e Unimed)”, afirmou.
Fonte
Jornal de PIracicaba