Resultados de busca
Placa que alerta sobre mortes no trânsito causa mais acidentes
Um aviso comum é o sobre as mortes causadas por imprudência ao volante, mas esse aviso pode até causar mais acidentes.

Nas rodovias dos EUA — e também do Brasil — existem placas luminosas com avisos ao motoristas. Um aviso comum é o sobre as mortes causadas por imprudência ao volante, mas esse aviso pode até causar mais acidentes.
Um estudo publicado pelo Wall Street Journal aponta que existe um risco de acidentes 4,5% maior nos 9,6 km após uma placa dessas. Só nos estado do Texas ocorrem 2.600 acidentes e 16 mortes anualmente após as placas alertando sobre a quantidade de acidentes fatais nas estradas.
Os dados do estudo foram coletados durante muitos anos e consideraram diversas variáveis antes de chegar a tal conclusão. A ideia inicial era provar a efetividade dessas placas, mas a conclusão acabou sendo oposta. Aparentemente, as placas causam uma sobrecarga cognitiva nos motoristas e os deixam menos alerta que deveriam estar.
Além do risco de acidentes, as placas custaram US$ 380 milhões (cerca de R$ 1,8 bi) ao estado do Texas. O estado é um dos 28 que usam esse tipo de placa para alertar os motoristas sobre acidentes. O ideal seria mudar essas placas para áreas de baixa velocidade ou mudar o tipo de mensagem mostrado.
Fonte
Auto Papo