Validade
| Postado em 19 de março de 2020 às 4:24

Pneu tem data de validade: 5 anos é o limite?

Por Redação Portal

Os quatro últimos dígitos, por exemplo, em um pneu que esteja gravado 0718, significa que ele foi fabricado na 7ª semana de 2018.

Pneu tem data de validade: 5 anos é o limite?
Reprodução

Você sabia que pneu é igual a remédio? Tem data de validade e expira! Só que o remédio tem uma, o pneu tem duas. A primeira coisa é você saber a data em que ele foi fabricado, chamada de DOT, Department of Transportatio“, com uma série de letrinhas e dígitos. Os quatro últimos dígitos, por exemplo, em um pneu que esteja gravado 0718, significa que ele foi fabricado na 7ª semana de 2018.

Além de você saber a data de fabricação, saiba que tanto faz o pneu estar rodando ou estar na prateleira da loja, ou na sua garagem. Ele vence usando ou não usando, já que o composto de borracha se deteriora.

E quais são os dois prazos que pouca gente fala? É só você ver o DOT. Como no pneu exemplificado acima, a marcação indica que ele foi fabricado em 2018, fevereiro. Até cinco ou seis anos de fabricação o pneu mantém as suas características originais, o composto de borracha se mantém estável, sem problemas.

A partir do sexto ano o pneu já perde as suas características, a aderência no asfalto vai reduzindo e o pneu não oferece mais a mesma estabilidade, a mesma aderência com o asfalto do que um similar zero ou novo, até seis anos. Nessas condições você pode usar o pneu até, no máximo, 10 anos.

Ou seja, se ele foi produzido em 2018, a partir de 2028 não use mais esse pneu em hipótese nenhuma. Porque aí já vão aparecer trincas nos fundos dos sulcos do pneu. Essas trincas, principalmente em velocidades mais elevadas, podem provocar um estouro, uma explosão do pneu.

Então, agora que você já descobriu que o pneu tem data de validade, saiba que até os seis anos de uso não têm problema nenhum, o pneu está em ordem. Entre seis e 10 anos, dá para usar. Depois dos 10 anos, não se pode usar em hipótese alguma.

Fonte
Auto Papo


Tags


Deixe sua reação


Deixe seu comentário

avatar
  Inscreva-se  
Notificar se

Notícias Relacionadas
Colunas
Colunas
Por Abimadabe Vieira

Maio Amarelo Paraíba

Colunas
Por Abimadabe Vieira

Live: Cuidando do Futuro

Colunas
Por Abimadabe Vieira

Live: Acidentes de trânsito

Mais Vídeos
Seja você a mudança que quer para o mundoSeja você a mudança que quer para o mundo
Vídeos

Seja você a mudança que quer para o mundo

Clubinho Honda – Segurança no TrânsitoClubinho Honda – Segurança no Trânsito
Vídeos

Clubinho Honda – Segurança no Trânsito

Em todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsitoEm todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsito
Vídeos

Em todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsito

O uso da bicicleta facilita o trânsitoO uso da bicicleta facilita o trânsito
Vídeos

O uso da bicicleta facilita o trânsito