Resultados de busca
Por que os faróis ficam embaçados?
Por Redação Portal
Defeito na vedação do componente é a causa mais comum; peças feitas de vidro também são mais suscetíveis ao problema.
![Por que os faróis ficam embaçados?](https://transitoweb.com.br/wp-content/themes/transitoweb/timthumb.php?src=https://transitoweb.com.br/wp-content/uploads/2021/03/farol-de-led.jpg&w=606&h=403)
É um tipo de problema mais fácil de encontrar em carros antigos, mas os novinhos também não estão imunes a ele. Estamos falando de faróis que embaçam e acabam afetando a capacidade de iluminação, além de deixar o veículo com aparência de “largado”.
Antes de tudo, é importante explicar que os faróis embaçam da mesma maneira que o para-brisa do veículo, ou seja, por uma reação química. Devido à temperatura externa ser mais baixa que a interna, a umidade do ar da cabine toca o vidro e rapidamente se condensa, deixando tudo embaçado.
Por conta de os carros mais velhos utilizarem faróis feitos de vidro, um material que muda de temperatura rapidamente de acordo com o clima (se do lado externo está frio, a parte interna do vidro esfria também), a umidade dentro do componente condensa e as gotas d’água ficam na lente, embaçando a peça.
Como os carros mais novos usam faróis de policarbonato, esse inconveniente é mais difícil de ocorrer, já que esse material, além de mais leve e resistente que o vidro, não transfere temperatura facilmente. Ou seja, independentemente do frio externo, o lado de dentro da peça permanece com a mesma temperatura, impedindo que o vapor d’água se condense.
Quando um farol de policarbonato embaça, o motivo está relacionado diretamente ao acúmulo de água dentro do componente, que normalmente acontece por um problema de vedação, trinca ou mesmo quebra.
Nesses casos, a água acumulada evapora com o aquecimento do interior – diretamente relacionado às lâmpadas acesas – e condensa novamente ao tocar a superfície interna da peça, que está fria.
Para resolver o problema, o proprietário do veículo pode, após eliminar toda a água do interior da peça, encontrar o local onde a vedação está falha e arrumá-lo aplicando uma cola, por exemplo. No entanto, se a quebra for grande ou a falha na vedação não for diagnosticada, a troca do farol será necessária.
Fonte
Auto Esporte
Deixe sua reação
Deixe seu comentário