Fortune Mouse
Notícias
| Postado em 26 de maio de 2021 às 2:27

Posso comprar placas Mercosul em outra cidade, onde o preço é menor?

Por Redação Portal

Novas placas de identificação veicular (PIV) não têm valor tabelado; saiba o que pode ser feito para economizar na substituição ou 1º emplacamento

Posso comprar placas Mercosul em outra cidade, onde o preço é menor?
As placas padrão Mercosul devem ser adotadas no primeiro emplacamento ou transferência de município (Foto: Shutterstock)

Polêmicas, as “novas” placas de identificação veicular (PIV) já são realidade no Brasil. E para auxiliar os proprietários de veículos que precisam das chapas com o padrão atualizado, buscamos alternativas com o menor custo possível. Saiba quando é necessário e a melhor forma de comprar as placas Mercosul.

A adoção das placas Mercosul é obrigatória nos seguintes casos:

  • Primeiro emplacamento;
  • Mudança de categoria do veículo;
  • Roubo, furto, extravio ou dano da placa;
  • Mudança de unidade federativa; e
  • Instalação de segunda placa traseira.

Mas os proprietários que desejarem – por vontade própria – utilizar as novas placas também podem fazê-lo.

Preços

O AutoPapo fez, no início de 2020, um levantamento do preço das PIV em cada estado brasileiro. Acontece que, dentro de uma mesma unidade federativa, os valores podem mudar. Na região metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais, por exemplo, o par das chapas para carros varia de R$ 80 a R$ 200.

Já que as placas com novo padrão não possuem a tarjeta do município, questionamos a Associação Nacional dos Fabricantes de Placas Veiculares (Anfapv) se era possível adquiri-las em outra cidade. A entidade nos confirmou que sim, os proprietários de veículos podem comprar as placas Mercosul em qualquer munício do estado em que vão registrá-lo.

Atenção! Não há regulamentação de preços cobrados pelas estampadoras, sendo de livre escolha do proprietário do veículo se dirigir àquela de sua preferência. Caso se sinta lesado pela cobrança de preços abusivos, o consumidor deve procurar o Serviço de Proteção ao Consumidor (Procon) para registrar uma reclamação e obter orientações de como proceder.

Além de comprar a placa Mercosul, como instalá-la

No geral, o registro inicial ou primeiro emplacamento de veículo nacional ou importado é realizado após a vistoria de identificação veicular.

Confira o passo a passo para emplacamento:

  1. No site do Departamento de Estadual de Trânsito (Detran), acesse o formulário eletrônico de emplacamento e selecione o tipo (como primeiro emplacamento);
  2. preencha o formulário eletrônico e clique em “Solicitar”;
  3. com a ficha de cadastro emitida, confira as informações, imprima-a e assine-a;
  4. em seguida, clique em “Confirmar”. O Documento de Arrecadação Estadual (DAE) será emitido. Efetue o pagamento na rede bancária credenciada;
  5. depois faça o agendamento da vistoria – obrigatória em alguns municípios, a checagem só pode ser realizada após o pagamento da taxa de serviço;
  6. dirija-se à Unidade de Atendimento do Detran para realização da vistoria;
  7. após ter o veículo aprovado na vistoria, vá ao setor de emissão de documentos da unidade de trânsito e solicite a autorização para compra de placas;
  8. após a compra das placas*, retorne à unidade de Atendimento do Detran e solicite a emissão do Certificado de Registro de Veículo Eletrônico Digital (CRV-e).

* O proprietário do veículo deverá providenciar a fixação das placas.

Substituição das placas cinza por placas Mercosul

É a Resolução nº 780/2019 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que dispõe sobre o novo sistema de PIV. Além de tratar do processo de adoção e do detalhamento das chapas, o texto afirma que é possível adotar voluntariamente a placa Mercosul.

Na transição das placas cinza para Mercosul, é feita a substituição automática do segundo caractere numérico por uma letra, conforme padrão pré-estabelecido. Entenda como ficará a sua placa Mercosul:

No caso de substituição do padrão LLL NNNN pelo Mercosul LLLNLNN, é adotada a tabela equiparativa apresentada abaixo para troca do antepenúltimo caractere de número para letra, a fim de que haja uma relação direta entre a antiga e a nova placa.

Veja o exemplo: a placa anterior ABC 1234 será substituída pela nova placa com o padrão alfanumérico ABC1C34.

A faixa de letras de “A” a “J” será utilizada apenas para a conversão do modelo antigo para a placa Mercosul, de forma a permitir a convivência entre ambos os modelos e possibilitar a consulta por ambos os critérios de chapas.

É possível escolher os caracteres da placa Mercosul?

O AutoPapo questionou ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) se o proprietário pode escolher a combinação de números e letras da nova placa padrão Mercosul. De acordo com a assessoria de imprensa do órgão, a possibilidade de alterar o código alfanumérico da chapa é determinada por cada Detran. Provavelmente os que já ofereciam o serviço o mantém ativo.

Fonte
Autopapo


Tags


Deixe sua reação


Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas
Mais Vídeos
Ambulância: dê a preferênciaAmbulância: dê a preferência
Vídeos

Ambulância: dê a preferência

Seja você a mudança que quer para o mundoSeja você a mudança que quer para o mundo
Vídeos

Seja você a mudança que quer para o mundo

Clubinho Honda – Segurança no TrânsitoClubinho Honda – Segurança no Trânsito
Vídeos

Clubinho Honda – Segurança no Trânsito

Em todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsitoEm todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsito
Vídeos

Em todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsito

0
Would love your thoughts, please comment.x