Máscara
| Postado em 06 de maio de 2020 às 5:00

Posso ser multado se não usar máscara ao dirigir?

Por Redação Portal

E qual é o risco de contaminação da Covid-19 neste caso?

Posso ser multado se não usar máscara ao dirigir?
Reprodução

São Paulo passará a exigir o uso de máscaras para qualquer pessoa que esteja circulando nas ruas ou que seja motorista de transporte público. Mas a decisão deixou uma dúvida: o motorista particular que está dirigindo sem máscara pode ser multado? E qual é o risco de contaminação da Covid-19 neste caso?

Segundo pronunciamento do governador de São Paulo, João Doria, torna-se obrigatório o uso de máscaras “por todos os cidadãos que estiverem caminhando ou andando ou se dirigindo a qualquer local no estado de São Paulo, medida que passa a vigorar a partir do próximo dia 07 de maio”. Ainda de acordo com o governador, a regulamentação sobre eventuais punições serão responsabilidade das prefeituras.

A decisão segue o feito por outros municípios, entre eles, Brasília e Rio de Janeiro, como também a capital paulista. Publicado no dia 29 de abril, o decreto 59384 do prefeito do município, Bruno Covas, determinou a obrigatoriedade do uso de máscaras para motoristas de transporte público e também para motoristas e passageiros de táxis e carros de aplicativo.

E quanto aos particulares?

O texto não inclui todos os motoristas. Na prática, nenhum motorista particular será multado. Somente condutores de aplicativos e do transporte público são obrigados a usar máscaras. O que pode mudar, indica fonte ligada ao governo municipal. Segundo a fonte, a medida pode ser endurecida e passar a incluir todos os motoristas particulares. Essa é a tendência.

Para os médicos consultados por Autoesporte, o uso de máscaras pelos motoristas particulares é vital. E não deve esperar pela lei para ser adotado.

“É importante lembrar que o uso de máscara é um item fundamental para diminuir o risco de transmissão do coronavírus. A obrigatoriedade do uso de máscara em veículos de passeio é um ponto que está em discussão, mas a boa prática de higiene, o senso do bem estar coletivo e zelar pela própria vida, precedem a lei. Usar máscara enquanto se dirige, mesmo com a janela aberta, é recomendada, pois na via de tráfego existem outros usuários que, inadvertidamente, podem não estar utilizando máscara e serem assim um potencial transmissor do vírus em pontos de parada do veículo, como semáforos, cruzamentos e congestionamento”, alerta o doutor Aly Said Yassine, médico do tráfego do Hospital Sírio-Libanês.

Yassine cita uma outra vantagem da máscara. “Além disso, quando usamos a máscara enquanto dirigimos, evitamos que partes do veículo como volante, câmbio e painel, se transformem em depósito de gotículas e serem, eventualmente, fonte de contaminação em outras vezes que o veículo for utilizado por nós ou por pessoa próxima. Quando estamos com outro(s) ocupante(s) no veículo, o uso da máscara é duplamente recomendado e todos os ocupantes, nesse caso, devem utilizá-la”.

E vale lembrar que há um risco maior caso o isolamento doméstico não seja seguido até dentro do carro. O contato com passageiros de fora do convívio amplia a chance de transmissão.

Outros riscos: a manipulação da máscara

Como a recomendação é ficar em casa, o uso do automóvel representa um risco extra. Na hora de desembarque e embarque, o ato de colocar e tirar a máscara aumenta o risco de contágio. Afinal, a manipulação da máscara exige cuidados e esconde riscos.

“A máscara serve como barreira de disseminação de agentes infecciosos no ar. Ela deve ser colocada antes de sair de casa. O ideal é nunca retirar ou colocar ao entrar ou sair do carro, pois a manipulação da mesma sem a higienização das mãos leva a contaminação da máscara e, consequentemente, do rosto também. Assim, sempre que for necessário fazer a troca da máscara, é imprescindível a higienização das mãos”, alerta Moacyr Silva Junior, infectologista médico do Serviço de Controle de Infecção do Hospital Israelita Albert Einstein. Além disso, o especialista alerta que tirar a máscara e colocar sobre uma superfície contaminada é outro vetor de contaminação.

“Andar com as janelas abertas não elimina o risco. Usar máscara enquanto se dirige, mesmo com a janela aberta, é recomendado, pois na via de tráfego existem outros usuários que, inadvertidamente, podem não estar utilizando máscara e serem assim um potencial transmissor do vírus em pontos de parada do veículo, como semáforos, cruzamentos e congestionamento”, reforça o doutor Aly Yassine.

Mas é preferível andar protegido e com elas abertas. “No inverno, por mais que esteja frio, é importante manter pelo menos uma fresta da janela aberta, favorecendo a circulação de ar”, explica o infectologista Moacyr Junior.

Risco de contágio pelo ar

A despeito de não ser obrigatório, o uso de máscaras por todos os motoristas ajuda a evitar outra forma de contágio: pelo ar. Novas pesquisas analisam o risco de contágio aéreo, algo que pode ser mais grave em ambientes poluídos. De acordo com os primeiros estudos, o vírus pode ficar alojado no material particulado jogado na atmosfera.

Um estudo publicado na revista britânica Nature divulgou que o vírus pode permanecer no ar por tempo indeterminado. E na China foram encontradas partículas suspensas da Covid-19 em dois hospitais e em áreas públicas em regiões com alto índice de poluição. O que redobra a importância de usar máscaras mesmo ao dirigir sozinho, seja de janela aberta ou não.

0 0 vote
Article Rating

Fonte
Revista Auto Esporte


Tags


Deixe sua reação


Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas
Colunas
Colunas
Mais Vídeos
Seja você a mudança que quer para o mundoSeja você a mudança que quer para o mundo
Vídeos

Seja você a mudança que quer para o mundo

Clubinho Honda – Segurança no TrânsitoClubinho Honda – Segurança no Trânsito
Vídeos

Clubinho Honda – Segurança no Trânsito

Em todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsitoEm todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsito
Vídeos

Em todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsito

O uso da bicicleta facilita o trânsitoO uso da bicicleta facilita o trânsito
Vídeos

O uso da bicicleta facilita o trânsito