Resultados de busca
Preço da gasolina no Brasil: onde está a mais cara? E a mais barata?
Por Redação Portal
Petrobras anunciou o sexto reajuste do ano para o combustível; confira a variação do valor do derivado de petróleo - por estado - nos últimos 12 meses
![Preço da gasolina no Brasil: onde está a mais cara? E a mais barata?](https://transitoweb.com.br/wp-content/themes/transitoweb/timthumb.php?src=https://transitoweb.com.br/wp-content/uploads/2021/03/foooto.jpg&w=606&h=403)
A Petrobras anunciou o sexto aumento do ano para a gasolina. O litro do combustível passou a custar, a partir da última terça-feira, R$ 2,84 nas refinarias. No acumulado do ano, o valor do derivado do petróleo já aumentou 54% (nas refinarias). Veja onde, no Brasil, o preço da gasolina está mais baixo, mais alto e como anda a variação do combustível nas bombas.
Preço da gasolina por estado
De acordo com a Síntese Semanal do Comportamento dos Preços dos Combustíveis, divulgado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) em 06 de março, o menor preço médio da gasolina no Brasil foi encontrado no Amapá. O maior, por sua vez, foi registrado no Acre.
Rio de Janeiro figura entre os estados mais caros, enquanto São Paulo está entre os mais baratos.
A maior variação de preço final ao consumidor foi detectada no Distrito Federal, onde o combustível subiu 24% nos últimos 12 meses.
O preço da gasolina é formado, ainda segundo a ANP, pelos seguintes parâmetros:
Se alguma das referências citadas acima é alterada, o total também é. Em 2021, dois dos parâmetros mais relevantes sofreram aumento: preço da gasolina comum nas refinarias e ICMS.
Preço da gasolina seguirá aumentando no Brasil?
Segundo a Petrobras, seus valores têm como referência os preços de paridade de importação (PPI), ou seja, acompanham as variações do produto no mercado internacional e da taxa de câmbio.
Desde dezembro de 2020, o barril de petróleo do tipo Brent, referência internacional, acumula uma alta da ordem de 8%.
Em nota, a empresa citou que em 2020 a gasolina brasileira foi a 52º mais barata dentre os 165 países pesquisados pelo Global Petrol Prices. O estudo apontou que o combustível estava 21,6% abaixo da média mundial.
Fonte
Autopapo
Deixe sua reação
Deixe seu comentário