Fortune Mouse
Notícias
| Postado em 26 de janeiro de 2026 às 10:16

Prefeito de SP critica Senatran por quase 1 ano sem autorizar expansão de Faixas Azuis

Prefeito de SP critica Senatran por quase 1 ano sem autorizar expansão de Faixas Azuis

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), criticou publicamente a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) pela demora de quase um ano e meio na autorização para implementar novos trechos das chamadas Faixas Azuis — sinalização especial para circulação de motocicletas em vias da capital paulista — medida que, segundo a Prefeitura, tem comprovado redução de mortes no trânsito.

Em nota divulgada nesta quinta-feira (27), a gestão municipal afirmou que já aguarda a liberação federal para ativar cerca de 80 quilômetros de Faixas Azuis em 73 vias da cidade, pedido feito entre julho de 2024 e janeiro de 2025. Sem essa autorização, as ruas continuam sem o novo modelo de circulação que, segundo dados da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), trouxe uma redução de até 47% nas mortes de motociclistas nos trechos onde já foi implantada. 

Segundo a Prefeitura, desde julho do ano passado foram registrados 647 acidentes e 25 mortes de motociclistas nas vias que aguardam autorização, números que, para Nunes, mostram a urgência da liberação federal. 

O que são as Faixas Azuis e por que importam

As Faixas Azuis são uma iniciativa criada pela CET em São Paulo, em caráter experimental, que separam fisicamente o fluxo de motos do trânsito de carros, caminhões e ônibus, reduzindo o risco de colisões e a severidade dos acidentes. Desde a implantação do projeto piloto, em janeiro de 2022, já foram implementados mais de 232 quilômetros da sinalização em 46 vias da capital. 

Por se tratar de um projeto piloto, a inclusão definitiva das Faixas Azuis no Código de Trânsito Brasileiro depende de avaliação técnica da Senatran. A Prefeitura tem encaminhado relatórios trimestrais com análises de desempenho e dados de segurança viária ao órgão federal para subsidiar o processo. 

Vias mais críticas aguardando liberação

Entre os trechos que aguardam autorização e concentram altos índices de acidentes e mortes de motociclistas, a Prefeitura destaca:

  • Avenida Atlântica – 6 mortes e 106 acidentes;
  • Avenida Assis Ribeiro – 5 mortes e 36 acidentes;
  • Prolongamento da Avenida Inajar de Souza – 2 mortes e 55 acidentes;
    Além de vias como Ragueb Chohfi, Jaguaré, Rio Branco e Ipiranga, que somam dezenas de sinistros no período sem Faixa Azul.  

Repercussão e próximos passos

A gestão municipal reforça que todos os corredores já estão mapeados, sinalizados e tecnicamente preparados para receber a Faixa Azul — permanecendo apenas à espera do aval federal. Para o prefeito Nunes, a continuidade da espera representa não apenas um entrave burocrático, mas, sobretudo, um problema de segurança pública e saúde, pois os acidentes com motociclistas pressionam o sistema de atendimento de trauma da cidade. 

Procurada, a Senatran ainda não se manifestou sobre o atraso nas autorizações.


Notícias Relacionadas
Mais Vídeos
O poder das motogirls: o trabalho das entregadoras na Paraíba | Mirian de AraújoO poder das motogirls: o trabalho das entregadoras na Paraíba | Mirian de Araújo
Vídeos

O poder das motogirls: o trabalho das entregadoras na Paraíba | Mirian de Araújo

Velocidade com Responsabilidade: a filosofia de um piloto – Entrevista com Halley AmorimVelocidade com Responsabilidade: a filosofia de um piloto – Entrevista com Halley Amorim
Vídeos

Velocidade com Responsabilidade: a filosofia de um piloto – Entrevista com Halley Amorim

Jogos Digitais na Educação para o Trânsito – Entrevista com Igor Lucena da Think BoxJogos Digitais na Educação para o Trânsito – Entrevista com Igor Lucena da Think Box
Vídeos

Jogos Digitais na Educação para o Trânsito – Entrevista com Igor Lucena da Think Box

Documentário vidas em trânsitoDocumentário vidas em trânsito
Vídeos

Documentário vidas em trânsito