PRF
| Postado em 05 de março de 2020 às 5:00

PRF resgata pássaros transportados em mala de carro

Por Redação Portal

Os animais eram transportados, por meio de catorze caixas de madeira, na mala de um carro ocupado em dois homens.

PRF resgata pássaros transportados em mala de carro
Reprodução

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) resgatou 456 aves silvestres na tarde de quarta-feira (4), no quilômetro 720 da BR-101, trecho do município de Eunápolis, no sul da Bahia.

Os animais eram transportados, por meio de catorze caixas de madeira, na mala de um carro ocupado em dois homens. Eles foram encaminhados para a delegacia de Eunápolis e irão responder por crime ambiental, além de receptação de veículo por estarem com automóvel furtado de uma locadora, nunca devolvido desde 2016.

A PRF detalhou que durante a fiscalização do veículo na rodovia, solicitou os documentos do condutor e passageiro. Na ocasião, os policiais notaram sinais de nervosismo e respostas desencontradas por parte dos ocupantes. Em seguida, os agentes realizaram uma revista minuciosa no veículo e foram encontradas as aves silvestres das espécies canário, papa-capim, e crauna.

Dada às circunstâncias e após entrevista aos ocupantes do automóvel, o passageiro de 43 anos de idade assumiu a responsabilidade pela captura dos animais e disse não possuir autorização do órgão ambiental para criação. Informou ainda que adquiriu os pássaros na cidade de Medeiros Neto, no sul do estado, e que pretendia comercializar os animais em Feira de Santana.

Ainda na abordagem foi que os policiais descobriram que o veículo possuía ocorrência de furto, registrada no Rio de Janeiro em setembro de 2016. O carro é de propriedade de uma locadora. As placas do carro foram trocadas para tentar burlar as fiscalizações da polícia.

Os pássaros foram encaminhados aos cuidados do órgão ambiental, onde passarão por um processo de reabilitação para voltarem à natureza. O retorno ao habitat natural nem sempre é um processo rápido. Além de tratar a saúde, os animais precisam reaprender funções básicas como voar e caçar.

A PRF destaca que em 2019 foram resgatados quase 4 mil animais silvestres na Bahia. Ressaltou ainda que a caça predatória, o tráfico e a criação ilegal desses animais é crime.

Fonte
G1 BA


Tags


Deixe sua reação


Deixe seu comentário

avatar
  Inscreva-se  
Notificar se

Notícias Relacionadas
Colunas
Colunas
Por Abimadabe Vieira

Projeto pioneiro em Patos

Colunas
Colunas
Por Abimadabe Vieira

Atenção entregadores

Mais Vídeos
Seja você a mudança que quer para o mundoSeja você a mudança que quer para o mundo
Vídeos

Seja você a mudança que quer para o mundo

Clubinho Honda – Segurança no TrânsitoClubinho Honda – Segurança no Trânsito
Vídeos

Clubinho Honda – Segurança no Trânsito

Em todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsitoEm todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsito
Vídeos

Em todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsito

O uso da bicicleta facilita o trânsitoO uso da bicicleta facilita o trânsito
Vídeos

O uso da bicicleta facilita o trânsito