Resultados de busca
Problema no ABS interfere no sistema de freio do carro?
Por Redação Portal
Esse sistema funciona evitando, quando o motorista freia em uma emergência, de a roda derrapar, de o carro sair arrastando, o que aumenta o espaço da frenagem.
![Problema no ABS interfere no sistema de freio do carro?](https://transitoweb.com.br/wp-content/themes/transitoweb/timthumb.php?src=https://transitoweb.com.br/wp-content/uploads/2022/03/freio-abs.jpg&w=606&h=403)
O ABS é um sistema eletrônico complementar ao freio do automóvel, obrigatório no nosso mercado desde 2014. Mas o ABS chegou sem nenhuma campanha de esclarecimento: os motoristas ficaram – e ainda ficam – perdidos com ele. Esse sistema funciona evitando, quando o motorista freia em uma emergência, de a roda derrapar, de o carro sair arrastando, o que aumenta o espaço da frenagem.
Então, o ABS é um dos melhores dispositivos de segurança para evitar o acidente. Acontece que o motorista não sabe como ele funciona. É porque esse sistema faz vibrar o pedal do freio enquanto atua, evitando a roda de bloquear. Aí, o pedal trepida.
Então, o motorista fala, “meu pedal está trepidando,” mas é para trepidar mesmo. Se ele trepidar, pise com mais força ainda. Mas a primeira reação de muitos motoristas é tirar o pé do pedal do freio. E aí, não tem nem o freio normal, nem ABS, coisa nenhuma.
E a luz do freio ABS?
Outro problema do ABS é que, quando ele tem uma deficiência qualquer em seu funcionamento, uma pane, uma falha, acende uma luz de alerta no painel. Muitos motoristas se apavoram porque acendeu a luzinha de alerta do ABS. “E agora? Será que eu vou ter freio?”
Ele vai dirigindo com cuidado, não sabe se manda rebocar o carro para a oficina… Nada disso! Vamos deixar bem claro o seguinte: se acender a luz do ABS, é porque o sistema eletrônico de auxílio em uma freada de emergência deixou de funcionar. Mas o freio do carro funciona perfeitamente bem, sem nenhuma preocupação, exatamente como os carros funcionavam antes de existir o sistema de ABS.
Fonte
Auto Papo
Deixe sua reação
Deixe seu comentário