Resultados de busca
Procura por CNH digital aumenta 163% em um ano em MS
Por Redação Portal
Somente no mês de junho deste ano, mais de 11 mil foram ativadas no Estado

Somente no mês de junho deste ano, mais de 11 mil CNH-e (Carteira Nacional de Habilitação Digital) foram ativadas no Estado, o que corresponde a um aumento de 163,61%, se comparado ao mesmo período do ano passado, que contou com 4.510 habilitações digitais ativadas. O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) aderiu ao novo modelo de habilitação em janeiro de 2018 e até o momento, 115.892 condutores já utilizam o documento digital no Estado.
O diretor-presidente, Rudel Trindade, explica que a CNH-e é uma versão eletrônica da carteira de motorista, que tem o mesmo valor jurídico do documento impresso. “Praticidade, segurança e comodidade para o condutor são algumas das vantagens da versão digital”, afirma.
Por conta da pandemia da covid-19, desde abril deste ano, o condutor habilitado junto ao órgão, com o documento expedido desde o dia 13 de abril de 2020, já pode obter a habilitação digital, antes mesmo da versão impressa, seja para a renovação dos exames, primeira habilitação ou outros motivos.
Segundo o chefe do setor de Renach (Registro Nacional de Carteira de Habilitação), Luiz Fernando Ferreira dos Santos, para que isso seja possível, é necessário que o condutor tenha seu cadastro atualizado junto ao banco de dados do Departamento, informando corretamente número de telefone celular com DDD e e-mail. “O condutor receberá um e-mail do Denatran [Departamento Nacional de Trânsito] informando o número de registro e um código de segurança da sua CNH ou da PPD (Permissão para Dirigir) possibilitando que ele baixe imediatamente a versão atualizada do documento de habilitação”, explicou.
Outro pré-requisito é ter um documento impresso no novo modelo, que contém o QR Code (código escaneável em aparelhos eletrônicos) no verso. Todos os documentos emitidos pós 02 de maio de 2017 já têm esse modelo. Se o condutor ainda tem o documento antigo, sem o QR Code, pode esperar a próxima renovação ou pedir uma segunda via do documento em qualquer agência do Detran ou Centro de Formação de Condutores.
O documento digital pode ser gerado em celulares, tablets e outros dispositivos móveis, a partir do aplicativo gratuito Carteira Digital de Trânsito. Antes de baixar o app no Google Play Store ou na App Store, o condutor deve ter cadastro no Portal de Serviços do Denatran.
A diretora de habilitação do órgão, Loretta Figueiredo, frisa a importância de estar atento ao conduzir o documento digital. “Embora a CNH-e seja acessível offline, sem necessidade de conexão wi-fi ou dados móveis habilitados, é preciso estar atento para a bateria e o correto funcionamento do aparelho. Para efeitos de fiscalização, se o equipamento estiver descarregado ou não estiver funcionando, será considerado que o condutor não está portando o documento”, finaliza.
Fonte
Diário Online
Deixe sua reação
Deixe seu comentário