ônibus
| Postado em 08 de maio de 2020 às 3:00

Produção de ônibus no Brasil tem queda em abril

Por Redação Portal

Além disso, no acumulado, foram 28,5% unidades produzidas a menos do que nos primeiros quatro meses do ano passado.

Produção de ônibus no Brasil tem queda em abril
Reprodução

A produção de ônibus no Brasil apresentou a expressiva queda de 85,8% em abril de 2020, comparado ao mesmo mês de 2019. Além disso, no acumulado, foram 28,5% unidades produzidas a menos do que nos primeiros quatro meses do ano passado.

Os dados foram apresentados pela Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) na manhã desta sexta-feira, 08 de maio de 2020. Os resultados negativos estão relacionados à pandemia do novo coronavírus, que afetou a produção, exportação e vendas de veículos, de modo geral.

Assim, em abril de 2019, foram produzidos 2.798 ônibus, enquanto no mesmo mês deste ano foram apenas 396 unidades produzidas.

Em março deste ano, a queda havia sido menor, pois foram produzidas 1.992 unidades de ônibus no Brasil. Portanto, a crise provocada pela pandemia atingiu o setor de forma mais expressiva no mês passado.

No acumulado do ano, a pandemia também já afeta os resultados. De janeiro a abril de 2019, haviam sido produzidos 8.914 chassis de ônibus. No mesmo período deste ano, foram apenas 6.370 unidades.

Confira os dados, na íntegra:

CARTA DA ANFAVEA-08

PARALISAÇÃO DE FÁBRICAS

Em apresentação online dos dados, o presidente da Anfavea, Luiz Carlos Moraes, afirmou que a queda na produção afeta o mercado automobilístico, de forma geral, por conta da paralisação das atividades não essenciais em todo o país, conforme dados exibidos abaixo.

f

“Temos 55 fábricas paralisadas, que pretendem ou estão planejando voltar a produzir em maio e junho. A diferença é por conta da preparação e demanda de cada montadora, do estoque na fábrica e na rede de concessionárias. Por isso a diferença na data de retorno da produção”, explicou.

br

LICENCIAMENTO

O licenciamento de ônibus também foi afetado pela crise do novo coronavírus. No acumulado do ano, a queda foi de 37,7%, enquanto em abril foram 81,3% de unidades licenciadas a menos.

CARTA DA ANFAVEA-02

Além disso, as montadoras também apresentaram números negativos com relação ao licenciamento de veículos. A Scania foi a única montadora que apresentou alta de vendas no acumulado do ano.

Confira o ranking de marcas, de acordo com a Anfavea, no acumulado do ano:

1º) Mercedes-Benz: 2.174 unidades, queda de 34,2%

2º) MAN/Volkswagen: 866 unidades, queda de 51,6%

3º) Agrale (inclui os miniônibus da Volare): 491 unidades, queda de 38,8%

4º) Scania: 148 unidades, alta de 26,5%

5º) Volvo: 142 unidades, queda de 34,3%

6º) Iveco (inclui os miniônibus CityClass): 98 unidades, queda de 20,3%.

EXPORTAÇÕES

O número de exportações também foi diretamente atingido pela pandemia do novo coronavírus. Isso porque muitos países fecharam as fronteiras e tiveram crises financeiras nacionais.

Assim, a exportação de ônibus caiu 87,6% no mês de abril e 59,2% no acumulado do ano. Confira os números, na íntegra:

CARTA DA ANFAVEA-07

MERCADO AUTOMOBILÍSTICO

A crise que afeta os números de produção e venda de ônibus interfere também no mercado automobilístico de todo o país. Conforme demonstrado pela Anfavea, todos os estados apresentaram uma queda expressiva no licenciamento de carros no mês de abril.

Assim, desde o início da série histórica da indústria automobilística, em 1957, não havia um mês com produção tão baixa como abril de 2020, de acordo com os números divulgados pela Anfavea.

Com quase todas as fábricas paradas ao longo do mês, apenas 1.847 veículos foram produzidos, entre automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus, o que representa uma queda de 99% sobre o mês anterior e de 99,4% sobre abril do ano passado.

Confira:

br

Além disso, também segundo a Anfavea, foram produzidas 1.752 máquinas autopropulsadas, 59% a menos que em março. O setor de máquinas agrícolas é considerado essencial pelo governo federal mesmo em período de pandemia, pois ajuda a manter o nível da colheita do setor rural.

0 0 vote
Article Rating

Fonte
Diário do Transporte


Tags


Deixe sua reação


Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas
Colunas
Colunas
Mais Vídeos
Seja você a mudança que quer para o mundoSeja você a mudança que quer para o mundo
Vídeos

Seja você a mudança que quer para o mundo

Clubinho Honda – Segurança no TrânsitoClubinho Honda – Segurança no Trânsito
Vídeos

Clubinho Honda – Segurança no Trânsito

Em todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsitoEm todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsito
Vídeos

Em todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsito

O uso da bicicleta facilita o trânsitoO uso da bicicleta facilita o trânsito
Vídeos

O uso da bicicleta facilita o trânsito