Resultados de busca
Qual a diferença entre os faróis?
Por Redação Portal
As luzes de neblina servem para ajudar na iluminação ao dirigir sob nevoeiro ou chuva intensa.
![Qual a diferença entre os faróis?](https://transitoweb.com.br/wp-content/themes/transitoweb/timthumb.php?src=https://transitoweb.com.br/wp-content/uploads/2020/01/Farol-Corolla.jpg&w=606&h=403)
Cada um tem uma função específica, mas às vezes uma só lâmpada pode cumprir mais de uma tarefa.
As luzes de neblina servem para ajudar na iluminação ao dirigir sob nevoeiro ou chuva intensa. Vale dizer que elas não devem ser usadas em condições normais, pois podem ofuscar outros motoristas e pedestres.
Os faróis de neblina possuem facho largo e são posicionados mais próximos do chão para conseguir iluminar a via à frente do veículo abaixo da neblina, que se forma acima de 30 centímetros do solo. Seu uso não substitui o farol baixo, nem são feitos para rodar durante o dia em estradas.
Alguns veículos também têm uma lanterna de neblina, que serve para alertar quem está atrás sobre a presença do automóvel. Por ter a mesma potência da luz de freio, ela incomoda os outros condutores e, como os faróis de neblina, só deve ser usada em condições de baixa visibilidade.
Luz de posição
Já a de posição, também conhecida como lanterna, serve para indicar a presença do carro e só deve ser usada com o veículo parado.
Alguns veículos, sobretudo os europeus, têm a opção de deixar a lanterna de um dos lados acesa com o carro desligado. Essa função é mais usada em países que sofrem com nevascas intesas, e permite que outros condutores idenfiquem a presença de um veículo mesmo quando não há visibilidade.
A ideia de ligar um só lado é poupar a bateria do veículo e alertar para o limite externo do carro. Em uma via de mão dupla, é o lado esquerdo que funciona, já que o direito está próximo ao meio-fio.
Luz de auxílio em curvas
Os faróis de auxílio em curvas (cornering lights, em inglês) acendem quando o motorista vira o volante ou aciona a luz de direção e iluminam a diagonal dianteira do carro.
DRL
Por fim, as luzes de condução diurna (DRL, ou daytime running lights) ajudam a alertar outros motoristas durante o dia. Para reduzir custos, muitas marcas usam as lâmpadas diurnas também como luzes de posição (basta baixar a intensidade da luz) e os faróis de neblina como cornering lights.
Fonte
Revista Auto Esporte
Deixe sua reação
Deixe seu comentário