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Qual a distância certa de um carro para outro?
Por Redação Portal
Andar colado no carro da frente não o ajuda a andar mais rápido e ainda poderá gerar uma multa
Segundo o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), em seu artigo 192, “deixar de guardar distância de segurança lateral e frontal entre o seu veículo e os demais, bem como em relação ao bordo da pista, considerando-se, no momento, a velocidade, as condições climáticas do local da circulação e do veículo”, é motivo para infração grave, punida com 5 pontos na carteira e uma multa.
Noutros países, os cursos de direção defensiva fazem parte das exigências para se obter a carta. Eles ensinam a adaptar a condução à estrada e ao tempo, manter uma distância de segurança, o que fazer em situações de derrapagem ou aparecimento de obstáculos súbitos etc. Isso só se aprende em situações reais de condução, ainda que controladas.
Qual a distância mínima de segurança que deve manter
Como calcular essa distância? O CTB não é explícito. Alguns veículos mais recentes, dotados de sistemas de alerta de colisão e de frenagem de emergência, avisam o condutor por sinais luminosos e/ou sonoros quando a distância de segurança para o veículo adiante é insuficiente em caso de parada súbita e podem até mesmo frear de forma automática. Esse é um dispositivo cada vez mais comum e que, no futuro, irá equipar os veículos novos postos à venda.
Porém, infelizmente, esses sistemas ainda não estão disponíveis na esmagadora maioria dos carros atualmente em circulação. Assim, para calcular a distância de segurança, é preciso levar de conta o tempo médio de reação, que é de cerca 1 segundo. Se, por exemplo, circular a 30 km/h, o seu tempo de reação levará a que o seu veículo percorra aproximadamente 9 metros antes de começar a parar. Caso circule a 60 km/h, você percorrerá 18 metros, uma distância equivalente a pouco mais de quatro carros, e a 120 km/h serão 36 metros antes que consiga frear.
Além do tempo de reação, é preciso pensar na distância de frenagem, que aumenta exponencialmente e não proporcionalmente em razão da velocidade: no exemplo dos 60 km/h, a distância de frenagem é, em média, de 20 metros, mas, no caso dos 120 km/h, já atinge cerca de 110 metros e estes valores se somam aos metros percorridos devido ao tempo de reação. Mesmo em carros de alto desempenho, dotados de freios melhores, as distâncias de frenagem são proporcionais às de um carro mais simples, ainda que menores.
Estes cálculos são válidos para quem dirige numa estrada com bom asfalto e tempo seco. Com chuva, lama, nevoeiro e piso irregular, a distância de segurança é maior.
Não se esqueça de que você não roda sozinho na estrada: proteja-se, mas proteja também as demais famílias que dividem contigo o mesmo espaço.
Fonte
KBB
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O tema é excelente, uma vez que o excesso de velocidade está entre as principais causas de acidentes, mas com todo respeito ao redator, ao ler o texto, senti a necessidade da correção da ortográfica.
O português é quase uma língua morta, as pessoas desconhecem verbo e plural, o básico do básico .
Quando a gente crítica eles dizem que isso é uma linguagem informal, que também faz parte da nossa língua e não tem nada de errado, que ninguém fala formalmente o tempo todo. Esse argumento me irrita mil vezes mais que o erro em si.
Um errado corrigindo outro
O certo é: Quando a gente critica eles ou
Quando a gente os crítica?,nao podemos enrolar os rabos e sentarmos em cima e falar do rabo dos outros nao viu
Desculpa, mas no site mundoeducacao.uol.com.br verifiquei fórmulas para calcular a Distância de Reação e Distância de Frenagem de um veículo leve, considerando boas condições do freio, pneus, vias e clima.
Diferiu dos valores que vocês mencionaram. Isto acabou me deixando com dúvidas sobre quais valores estão corretos.
Obrigado pela atenção.