Reflexão
| Postado em 03 de março de 2020 às 11:00

Qual o futuro dos transportes?

Por Redação Portal

Qual o futuro dos transportes?
Divulgação

Se no início do século 20 o avião revolucionou ao encurtar distâncias, a novidade dos transportes agora não deve estar simbolizada em uma única invenção. A ideia hoje é flexibilizar e gerar muitas opções. Combinar diversos meios de transporte em uma única viagem — a chamada mobilidade multimodal — já é uma realidade nos grandes centros, onde é possível mesclar patinete, bicicleta, ônibus, metrô e trem para chegar ao destino, conforme o gosto (e o bolso!).

Além de oferecer novas opções de mobilidade, a indústria dos transportes também está de olho na grana: até 2030, os serviços associados à mobilidade urbana devem gerar mais de US$ 1 trilhão em receita, segundo o ABI Research. Não à toa, mobilidade foi um dos temas mais discutidos na edição de 2019 do South by Southwest (SXSW), um dos maiores festivais de inovação do mundo, que acontece em Austin, nos EUA.

Mas… o que exatamente vai mudar para os passageiros, como você e eu?

Nos pequenos trechos
Conheci os patinetes elétricos como meio de transporte no início de 2018, em uma viagem para Austin. Ao retornar à cidade para o SXSW 2019, eles estavam por todos os lados. Oferecidos como alternativa de transporte urbano pessoal para pequenos trechos — a tal micro mobilidade —, os patinetes operam dentro da lógica dockless, sem ponto específico de partida ou de estacionamento, o que altera a paisagem urbana..

No entanto, nas situações em que a micro mobilidade não dá conta de completar trechos — como nos dias de chuva, em que tendemos a evitar os veículos de duas rodas, ou quando estamos carregando malas — entram em cena os aplicativos de corrida sob demanda, como o Uber ou o 99.

Em breve
Mas então quer dizer que carros também fazem parte das opções modernas de mobilidade? Sim, não e talvez. O carro com um único passageiro continua muito mal visto, pelo alto custo e pela poluição causada. Há quem aposte em usos mais eficientes pelo compartilhamento, ao facilitar o aluguel do veículo (em serviços como Zipcar nos EUA, Zazcar ou Urbano no Brasil) ou as caronas  (o que é proposto por serviços como Waze Ride, Uber Juntos e BlaBlaCar). Outra estratégia possível seria liberar o assento do motorista, adicionando mais um passageiro ao mesmo trajeto. Fabricantes de automóveis e até mesmo a Google estão de olho nos carros autônomos, que se dirigem sozinhos.

Mas será que colocar carros autônomos nas ruas vai melhorar o trânsito? “Ao não precisar se concentrar na direção, o ‘custo’ de estar em um carro cai”, instigou Malcolm Gladwell, coprodutor do documentário Autonomy, durante um painel no SXSW. Para ele, se pudéssemos ver um filme no engarrafamento, estar no trânsito seria bem menos incômodo. “Esses pequenos incentivos perversos dos carros autônomos podem reduzir a penalidade de dirigir em engarrafamentos”, especulou Gladwell.

Há também no horizonte a chegada dos carros que voam, conhecidos tecnicamente como eVTOLs (veículos elétricos de pouso e decolagem verticais, na sigla em inglês). Mais silenciosos do que helicópteros, eles prometem ser uma inovadora forma de transporte urbano, além de um novo flanco de atuação para a aviação.

Mais do que ajudar os passageiros a escolher a melhor forma de viajar, a indústria da mobilidade tem grandes desafios. Um dos mais atuais é conquistar infraestrutura urbana e regulamentação que permitam aumentar a malha de modais disponíveis

Fonte
Revista Galileu


Tags


Deixe sua reação


Deixe seu comentário

avatar
  Inscreva-se  
Notificar se

Notícias Relacionadas
Colunas
Colunas
Por João Eduardo Moraes de Melo

O Coronavírus e os acidentes de trânsito

Mais Vídeos
Seja você a mudança que quer para o mundoSeja você a mudança que quer para o mundo
Vídeos

Seja você a mudança que quer para o mundo

Clubinho Honda – Segurança no TrânsitoClubinho Honda – Segurança no Trânsito
Vídeos

Clubinho Honda – Segurança no Trânsito

Em todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsitoEm todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsito
Vídeos

Em todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsito

O uso da bicicleta facilita o trânsitoO uso da bicicleta facilita o trânsito
Vídeos

O uso da bicicleta facilita o trânsito