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Qual melhor tipo de gasolina para usar no tanquinho do motor?
Por Redação Portal
É importante destacar que qualquer tipo de gasolina colocada no tanquinho cumprirá a missão de fazer o motor “pegar” nos dias em que a temperatura estiver baixa.
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A melhor gasolina para colocar no tanquinho de combustível do sistema de partida a frio do motor flex é a aditivada. Isso porque ela contém detergentes que ajudam a manter os componentes, especialmente os bicos injetores, limpos e em perfeito funcionamento. Ela também tem prazo de validade maior, podendo permanecer no reservatório por mais tempo sem causar danos às peças.
É importante destacar que qualquer tipo de gasolina colocada no tanquinho cumprirá a missão de fazer o motor “pegar” nos dias em que a temperatura estiver baixa.
Já com relação às gasolinas premium, Everton Lopes, mentor em tecnologia e inovação em energia a combustão da SAE Brasil, explica que o fato de terem maior octanagem não interfere no momento da ignição do veículo.
A vaporização da gasolina para a combustão ocorre mesmo em temperaturas abaixo de zero. Já as propriedades do etanol não permitem que ele vaporize quando os termômetros estão marcando 12º C ou menos. Por isso, o reservatório de combustível é essencial para alguns modelos com motor flex.
Fique ligado
Proprietários de veículos com tanquinho devem se atentar aos componentes da partida a frio. A gasolina que fica no reservatório instalado junto ao motor, caso não seja utilizada por aproximadamente 90 dias, pode criar uma espécie de goma (resultado da ação do oxigênio e do calor), aumentando o risco de entupimento dos bicos injetores do sistema. Por ter um prazo de validade maior, a gasolina aditivada pode permanecer no tanquinho por mais tempo.
Esses longos períodos em que a gasolina do tanquinho não é utilizada acontece com frequência nas regiões do Brasil com o clima mais quente, como Norte, Nordeste e Centro-Oeste, mas também na primavera e no verão nos estados do Sul e do Sudeste.
Adeus tanquinho
Por conta da evolução do sistema de partida a frio, o reservatório dos motores flex está em extinção. A maioria dos veículos bicombustíveis já eliminou o tanquinho a partir da adoção de bicos injetores que aquecem e vaporizam o combustível, seja gasolina ou etanol, garantindo uma combustão robusta e eficiente no momento da ignição do veículo.
Fonte
Auto Esporte
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