Notícias
| Postado em 31 de outubro de 2019 às 12:54

Qual o valor de sua vida?

Por Redação Portal

Parte 3 – Caminhão

Qual o valor de sua vida?

Hoje vou falar um pouco especificadamente, do filho mais velho no trânsito, O CAMINHÃO. É óbvio que o caminhão não anda sozinho ele é pilotado por um condutor, e esse condutor tem deveres para dirigir no trânsito, adotando uma postura correta. Primeiramente ele precisa ter um domínio sobre o veículo e ter uma habilitação compatível para veículos de grande porte, tem também outras obrigações como: estar atento ao bom funcionamento dos equipamentos obrigatórios, principalmente os de segurança que ficam na cabine, verificar se o tanque está completo, porque dependendo da distância, pode não haver postos de abastecimento.

Para uma distância muito prolongada deve ser feito um planejamento antecipado, por não se tratar de uma aventura e sim trabalho, o qual requer ainda mais responsabilidade, principalmente porque, na maioria dos casos o caminhão está carregado. E para que tudo aconteça de uma forma segura, é preciso seguir algumas regras básicas, devendo respeitar o Código de Trânsito, onde dita que a ultrapassagem é feita pelo lado esquerdo, que não é permitido usar o acostamento, tanto para o caminhão, quanto para qualquer outro veículo, só é permitido no caso de um veículo quebrado. Por se tratar de saídas de emergência, o caminhoneiro deve ter cautela, por ser maior e mais pesado, devendo sempre diminuir a velocidade no caso de uma ultrapassagem, para que o veículo menor o ultrapasse.

No caso da ultrapassagem do caminhão, o condutor precisa estar atento, porque ele precisará de um espaço maior, o suficiente para uma manobra com segurança, caso haja a necessidade. Sinalizando sempre com antecedência, gesto dos braços, pisca alerta, mantendo a distância de segurança entre outros veículos. Ao retornar para a faixa da direita, a sinalização deve ser feita, e a velocidade deve ser diminuída e mantida, sempre na mesma constância.

Um caminhão carregado, pesado, ao entrar em uma cidade não deve fazer nenhuma ultrapassagem, tem de respeitar as normas de trânsito e as sinalizações específicas.

Vale muito a pena relembrar, todos as formas de sinalização, e segurança, para saber se estamos deixando passar alguma coisa. Acredito que, se todos estivessem agindo como aprenderam, e tivessem uma postura correta no trânsito, não haveria tantos acidentes.

Resumindo o bom condutor, ideal para pegar a estrada é aquele que tem em mente tudo o que precisa, porque no meio do caminho pode enfrentar vários tipos de problemas, sendo com o clima, os aclives e declives, principalmente os sinuosos, neblina, buracos, obras, comportamento dos outros veículos, dentre outras coisas. Portanto, como todo cuidado é pouco, todo planejamento tem que ser feito com antecedência, mesmo que o motorista seja experiente, é sempre bom relembrar os passos de segurança a serem tomados, checar a previsão do tempo, que agora com a internet as informações são precisas, pois nos mostra também se há desvio, ou acidentes no percurso a seguir, e assim fazer uma viagem segura.

Como podemos perceber, essas são informações práticas e físicas para amenizar os acidentes, em contrapartida, muitos empresários de transportes buscam diminuir custos e é ai, exatamente onde podemos ajudar, pois com motoristas mais preparados menos avarias e menos acidentes, privilegiando a

VIDA. O SENTIDO É A VIDA.

Fonte


Tags


Deixe sua reação


Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

Notícias Relacionadas
Identificação

Novas regras para motoristas de aplicativos

A partir de 30 de janeiro, os motoristas de aplicativo de Campo Grande, precisarão identificar...

Semáforo

Lei permite avanço no sinal vermelho durante a madrugada

Multas em infração de trânsito por avançar ao semáforo com indicação de sinal vermelho  ...

Projeto de Lei

CCJ aprova fim da exigência de apresentação de CNH para comprar veículo ...

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados  aprovou projeto...

Colunas
Colunas
Colunas
Colunas