Entenda
| Postado em 14 de fevereiro de 2020 às 11:50

Regras de Circulação em Rotatórias

Por Redação Portal

O simples cumprimento da sinalização por parte dos condutores já seria suficiente para resolver

Regras de Circulação em Rotatórias
Divulgação

Diversas rotatórias espalhadas em diferentes bairros e inseridas em áreas de cruzamentos, garantindo a fluidez dos veículos sem a necessidade de espera dos semáforos. Mesmo sendo um importante instrumento viário, muitos motoristas ainda desrespeitam as regras de circulação da rotatória e se confundem quanto à preferência de passagem.

Em algumas rotatórias menores, os motoristas precisam esperar grandes filas de veículos para entrar no sentido circular. Em geral, aqueles que estão na via mais movimentada passam adiante, enquanto aqueles que vêm de uma via menos movimentada aguardam uma brecha para fazer a conversão.

Mas, afinal, como garantir a correta utilização da rotatória? O simples cumprimento da sinalização por parte dos condutores já seria suficiente para resolver esses pequenos embates de preferência. Praticamente todas as rotatórias da cidade possuem uma placa de “Pare” em frente a cada um dos entroncamentos.

“A placa ‘Pare’ é obrigatória. Se cada um dos motoristas respeitasse a sinalização, todos os sentidos da rotatória fluiriam igualmente, como deve ser. É importante lembrar que o desrespeito à placa é uma infração gravíssima, prevê multa e o acréscimo de sete pontos na CNH”, alerta o inspetor de trânsito da Guarda Civil Municipal de Vitória-ES Bruno Medeiros Loureiro.

Código de Trânsito Brasileiro (CTB) explica que tem a preferência na rotatória aquele veículo que já estiver em circulação na mesma

Regra de circulação

De acordo com o artigo 29 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), tem a preferência na rotatória aquele veículo que já estiver em circulação. Isso significa que, mesmo que o motorista esteja parado, ele deve esperar aquele que estiver circulando passar.

No caso de não haver ninguém em circulação e dois carros chegarem ao mesmo tempo, em acessos distintos da rotatória, a preferência será daquele motorista que estiver à direita. Ainda existirá aquele que perguntará o que fazer na inusitada situação de todos os quatro veículos chegarem exatamente ao mesmo tempo aos acessos da rotatória. O inspetor Medeiros lembra que a regra do CTB permanece a mesma, só que, neste caso, é preciso uma dose de gentileza no trânsito para resolver o impasse.

“Temos as leis para gerir a circulação do trânsito, mas nem todas as situações podem ser resolvidas somente pela regra. Cabe ao motorista ser gentil e ceder a passagem para aquele que estiver à sua direita. Assim que o primeiro veículo entrar na rotatória a regra já poderá ser aplicada, conforme determina o CTB”, explica o inspetor.

Seta

Outra importante regra é o uso da seta para sinalizar a direção a ser tomada. A seta deve ser usada sempre que o motorista for mudar a direção, seja para sair da rotatória ou mesmo para mudar de faixa, como é o caso de Jardim da Penha, onde as faixas de rolamento comportam até três veículos.

Outro problema apontado pelo inspetor é a entrada de veículos na rotatória enquanto outros estão parados em uma das saídas. Essa prática acaba engarrafando a rotatória e as ruas adjacentes.

Fonte
Clube do Detran


Tags


Deixe sua reação


Deixe seu comentário

avatar
  Inscreva-se  
Notificar se

Notícias Relacionadas
Mais Vídeos
Seja você a mudança que quer para o mundoSeja você a mudança que quer para o mundo
Vídeos

Seja você a mudança que quer para o mundo

Clubinho Honda – Segurança no TrânsitoClubinho Honda – Segurança no Trânsito
Vídeos

Clubinho Honda – Segurança no Trânsito

Em todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsitoEm todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsito
Vídeos

Em todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsito

O uso da bicicleta facilita o trânsitoO uso da bicicleta facilita o trânsito
Vídeos

O uso da bicicleta facilita o trânsito