Resultados de busca
Revisão do carro: qual a sua importância e quando fazê-la?
Um automóvel que fica muito tempo parado também está sujeito a diversos problemas

Você tem dúvidas sobre a manutenção de seu veículo? Veja qual é a importância da revisão do carro e quando você deve fazê-la!
A revisão do carro é muito importante para o veículo e deve ser executada com regularidade, conforme o estado dele e a constância de seu uso. Na verdade, um automóvel que fica muito tempo parado também está sujeito a diversos problemas.
Em que consiste a revisão do carro?
A revisão do carro é um procedimento necessário para quem deseja manter a vida útil do veículo e até usá-lo por mais tempo que o previsto. A revisão consiste na manutenção em busca de antecipar problemas nos sistemas do auto, deixando-o, assim, em boas condições de utilização.
Qual é momento certo para fazer a revisão do carro?
Será que existe um momento certo para fazer a revisão do automóvel? Os especialistas recomendam que você deve fazer uma revisão a cada 10 mil quilômetros ou a cada 6 meses. Para ter certeza sobre esse período, o ideal é consultar o Manual do Proprietário, pois nele é possível encontrar todas as informações necessárias sobre o produto comprado.
Ainda que você não use o carro por muito tempo, a revisão deve ser feita no tempo estipulado. Essa revisão do carro precisa ser feita porque certos itens têm prazo de validade e precisam ser substituídos, como o óleo do motor. Em situações de uso extremo, como carros de frota e carros que transitam frequentemente por terrenos irregulares e lamacentos, pode ser necessário recorrer à oficina antes mesmo dos 10 mil km ou dos 6 meses.
Quais itens devem ser avaliados na revisão do carro?
A revisão costuma envolver a totalidade dos sistemas do carro. Dessa forma, são revisados o motor, os freios, a embreagem, a suspensão, o câmbio, os fios e os cabos elétricos, os pneus, o ar condicionado, a bateria e outros componentes.
- O motor
O motor pode ser considerado o coração da máquina. Por esse motivo, ele é um dos componentes que custam mais caro. Se o motor der pane no meio do trânsito ou no meio da estrada, o motorista sofrerá muito — o melhor é se prevenir.
- O sistema de transmissão
Enquanto o motor corresponde ao coração do carro, o sistema de transmissão equivale ao corpo. Para se locomover, o veículo precisa transformar a energia do motor em potência, que faz as rodas girarem.
- Os freios
A importância dos freios é indiscutível. Quem já não assistiu a algum filme ou alguma novela em que um dos personagens sofre acidente (às vezes, fatal) porque alguém mal-intencionado mexeu nos freios?
Diante de perigo iminente, o motorista recorre ao freio para evitar batidas e atropelamentos. O freio precisa ser mantido em estado de conservação e em boas condições de funcionamento.
- Os pneus
Para prevenir acidentes (e multas), o motorista precisa respeitar o período de durabilidade dos pneus (sua vida útil). Os conhecidos “pneus carecas” são um risco à sua vida e a de terceiros. Da mesma maneira, os pneus furados ou com calombos necessitam ser substituídos.
- O sistema elétrico
A revisão também precisa verificar toda a parte elétrica do veículo. Problemas no sistema elétrico expõem o motorista e os passageiros a muitos riscos, inclusive de algum pequeno incêndio.
Periodicamente, a bateria e o alternador devem ser revisados (a cada 6 meses).
Fonte
Compara