Resultados de busca
Saiba como escolher os pneus corretos para o seu carro

O que você considera na hora de comprar pneus novos para o seu carro? É o preço? Ou utilizar pneu da sua marca de confiança é mais importante? Na prática, comprar pneus para veículos vai muito além de preço e das diversas marcas disponíveis no mercado. Confira quais itens você deve saber antes de comprar pneus novos.
O que considerar na hora de comprar pneus novos?
Seja por furos, cortes ou por desgaste, uma hora ou outra os pneus precisam ser trocados. Para entender melhor o que levar em consideração, conversamos com Fábio Torres, Gerente de Marketing e vendas da Dunlop Pneus.
1 – Medidas corretas:
“Use sempre o tamanho recomendado pelo fabricante do carro. Essa informação está no manual do proprietário, em uma etiqueta na porta do motorista, ou até mesmo na tampa do tanque de combustível. O tamanho do pneu é uma combinação de números e letras que indicam a largura, perfil e diâmetro do pneu, além do índice de carga e símbolo de velocidade. Usar o tamanho correto garante que o carro funcione como projetado, evitando problemas de dirigibilidade, desgaste prematuro de componentes da suspensão, aumento do consumo de combustível e até mesmo leituras incorretas no velocímetro e odômetro.”
2 – Aplicação:
“O tipo de terreno em que o veículo será utilizado influencia na escolha do pneu. Modelos voltados para asfalto (on-road) são diferentes daqueles indicados para uso misto ou off-road”, explica Torres.
Atualmente, diversos carros saem de fábrica com os já citados pneus de uso misto. Apesar da versatilidade, esses pneus apresentam uma redução no conforto em circuitos urbanos. Muitos motoristas podem realizar a troca caso não se adaptem, desde que mantenham as medidas.
-
Todos os pneus comercializados no Brasil precisam contar com a etiqueta do INMETRO. Nela estão informações importantíssimas sobre as capacidades do pneu:
-
Resistência ao rolamento: Classificada de A a G, sendo que pneus com menor resistência consomem menos combustível e emitem menos CO?.
-
Frenagem em pista molhada: Mede a aderência do pneu em condições de chuva, classificando a distância de frenagem de A a G. Quanto maior a aderência, menor a distância necessária para parar o veículo.
-
Ruído externo: Indicado por ondas sonoras na etiqueta, mostra o nível de ruído gerado pelo pneu durante a rodagem. Pneus mais silenciosos proporcionam mais conforto ao motorista e passageiros.
Posso mudar a altura do pneu do meu carro?
Geralmente, carros populares usam configuração de pneus com muita altura, enquanto modelos esportivos usam pneus baixos. Isso acontece pois os populares precisam trazer um equilíbrio entre economia de combustível e conforto, mas os esportivos buscam performance.
Pneus de perfil baixo costumam ser menos suscetíveis a impactos em buracos, o que aumenta a frequência de furos, cortes e bolhas. Segundo Torres, os consumidores podem buscar pneus de perfil um pouco mais alto, mas é preciso tomar muito cuidado.
“Sim, pneus com perfil mais alto absorvem melhor os impactos de buracos e irregularidades do solo, proporcionando mais conforto ao dirigir. No entanto essa mudança pode trazer outros problemas e não é recomendada na maioria dos casos:
-
Pode comprometer a estabilidade do veículo, especialmente em curvas.
-
Pode afetar a leitura do velocímetro e o desempenho da suspensão.
-
Pode aumentar o consumo de combustível.
-
Se o pneu for muito alto, pode encostar no para-lama ou na suspensão, acelerando o desgaste.”
Fonte
Vrum