Resultados de busca
Saiba como manter a manutenção da sua bicicleta em dia
Por Redação Portal
Atenção à duração das correntes, momento da troca das pastilhas de freio e ter à mão as ferramentas certas ajudam a evitar uma dor de cabeça na hora de um passeio
![Saiba como manter a manutenção da sua bicicleta em dia](https://transitoweb.com.br/wp-content/themes/transitoweb/timthumb.php?src=https://transitoweb.com.br/wp-content/uploads/2021/07/Bicicleta_Cicles_Jaime.jpg&w=606&h=403)
Andar de bicicleta é uma atividade polivalente. Isso porque, além do transporte, o ciclista também está praticando uma atividade esportiva que, para muitos, é também um hobby. Logo, só existem vantagens em se locomover por duas rodas! Sempre, é claro, com a precaução de seguir as normas de trânsito e estar com a manutenção em dia.
E quando falamos desse assunto, é natural que algumas dúvidas venham à cabeça até mesmo dos mais experientes ciclistas. Afinal, que itens são indispensáveis na manutenção de uma bicicleta e como prevenir possíveis problemas em curto prazo? Esse pequeno tutorial busca auxiliar justamente as pessoas que querem pedalar ao ar livre sem se preocupar.
Vale lembrar que todos os itens mencionados a seguir – como jogo de ferramentas para bicicleta, lanternas e bomba de ar – podem ser encontrados na Loja Ferramentas Gerais. A unidade em Curitiba fica na Rua João Bettega, 2876, no Portão, com atendimento de segunda a sexta, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 13h. Outra opção para consulta e compra é a loja virtual da FG, no site: www.fg.com.br
Atenção aos pneus
Um pneu careca não vai muito longe. Isso porque, quanto mais grave o estado dele, maior a chance de a câmara de ar furar ao longo de uma trilha ou uma volta no asfalto. Basta aquela pequena alteração na via para, pronto, o seu passeio virar uma dor de cabeça.
A dica de ouro é: troque os pneus assim que os cravos dele estiverem lisos. E, outra dica importante, é cuidar sempre com a calibragem dos pneus, pois pneu vazio é sinônimo de maior esforço ao pedalar. Por isso, tenha à mão um jogo de ferramentas para bicicleta, um medidor digital para a pressão dos pneus e, para praticidade, uma bomba de ar que garantirá que eles estejam sempre cheios.
Corrente gasta prejudica o rendimento
Se você começar a sentir estalos no pedal, ou até mesmo pedalar em falso em alguns trechos como subidas, significa que está na hora de dar uma olhada na corrente. Quando essa peça está gasta, podem ocorrer quedas por conta de movimentos em falso, além de prejudicar a transmissão das marchas e, consequentemente, prejudicar o rendimento do ciclista.
Outro fator é que, se você estiver em um passeio mais longo e a sua corrente estourar, a chance de você não conseguir consertá-la em um lugar sem estrutura é imensa: o reparo é serviço de alguém especializado no assunto. Por isso, a dica aqui é respeitar a média de duração das correntes: uma bike speed dura normalmente até 1,5 mil km, enquanto a mountain bike tem duração média de 1 mil km. Se passou disso, é de bom tom trocar a corrente e sempre mantê-la lubrificada da forma correta.
Ruído nos freios
Qualquer barulho estranho em sua bicicleta é um sinal de atenção, mas se o barulho for nos freios é de vital importância para a sua segurança verificar a questão imediatamente. Normalmente, é recomendada a troca de pastilhas de freio quando elas gastam 60% da sua espessura original.
Já o fluído do sistema hidráulico exige troca, por meio de sangria, anualmente. Porém, se o ciclista sentir alguma alteração, deve verificar com um especialista imediatamente.
Suspensão em dia
A suspensão de uma bicicleta é vital para a manutenção do equipamento e, também, do corpo do ciclista, uma vez que é responsável por amenizar os impactos com o solo.
A primeira revisão preventiva deve ser feita a partir de 50 horas de uso da bicicleta. Nesta etapa, devem ser trocados os retentores e anéis de vedação, além do óleo nas bikes que têm líquido nas canelas.
Itens de segurança
Outro ponto muito importante antes de sair para uma boa pedalada é atentar para os itens de segurança, sempre fundamentais e indispensáveis em qualquer atividade. No caso das bicicletas, é importante atentar para as lanternas dianteira e traseira, que permitem desde o acompanhamento das condições da via e, até mesmo, a visibilidade de pedestres e demais motoristas.
E, para a hora das paradas ou mesmo para guardar sua bicicleta, nunca esqueça dos cadeados específicos, com ótimas opções com chave ou com segredo.
Outros itens dizem respeito à segurança do ciclista, mas reforçamos a sua importância: capacetes adequados, luvas, itens de hidratação são alguns componentes fundamentais e que jamais podem ser esquecidos.
Manutenção é a chave para um bom passeio
No fim, tudo se resume a estar em dia com o bom cuidado da sua bicicleta. Assim como um carro, é um equipamento que exige atenção do seu condutor em qualquer sinal de mudança. As revisões preventivas ajudam, justamente, a perceber um problema já na sua origem, muitas vezes até significando economia na prevenção.
Portanto, se você anda com frequência de bicicleta, é recomendado ao menos uma revisão semestral da bike para garantir que esteja tudo certo. Procure um profissional da sua confiança e, na hora do passeio, tenha à mão os equipamentos que recomendamos nesse pequeno tutorial. Agora sim, escolha a sua rota e bom pedal!
Fonte
G1
Deixe sua reação
Deixe seu comentário