Fortune Mouse
Notícias
| Postado em 23 de abril de 2025 às 9:48

Salão de Xangai: Volkswagen apresenta três conceitos inéditos

Salão de Xangai: Volkswagen apresenta três conceitos inéditos

A Volkswagen tem boas novidades para mostrar no 21º Salão do Automóvel de Xangai, o “Auto Shanghai 2025”. Dando continuidade na sequência de modelos da linha ID.CODE, iniciada por um conceito mostrado noutro evento em 2024, a fabricante alemã apresenta três outros projetos inéditos, todos criados em conjunto com suas joint-ventures locais: ID. AURA, ID. ERA e ID. EVO, trio altamente eletrificado.

Segundo a marca, eles “representam uma nova geração de veículos elétricos inteligentes e oferecem uma prévia da estratégia de produtos para os próximos anos”. A Volkswagen planeja lançar mais de 30 novos modelos, incluindo 20 veículos eletrificados, nos principais segmentos do mercado chinês até o final de 2027. Nessa conta já estão inclusos esses três carros-conceitos apresentados em Xangai.  

Nas versões de produção, ID. AURA, ID. ERA e ID. EVO serão equipados com sistemas baseados em Inteligência Artificial para condução autônoma. Eles poderão atingir o Nível 2++ já no próximo ano, o que significa que, em certas situações, os carros poderão dirigir sem atuação direta do motorista, como já acontece nos Tesla.  

“Nos próximos três anos, lançaremos mais de 20 NEVs de última geração com tecnologias voltadas para o futuro, atendendo todos os nossos diferentes públicos na China. Com a nossa estratégia ‘Na China, para a China’, vamos realizar todo o nosso potencial e demonstrar nossa força inovadora no mercado local”, destacou Stefan Mecha, CEO da marca Volkswagen na China. 

Cada um dos três modelos apresentados tem identidades visuais e detalhes distintos. O AURA é fruto da parceria entre a chinesa FAW e a VW, e foi desenvolvido principalmente para o mercado chinês. É um sedan notchback, mais ou menos no estilo de um BYD Seal, inaugurando a plataforma modular CMP (mesmo nome da base modular de Peugeot-Citroën, porém com outro significado: Plataforma Compacta Principal). Tal base é diferenciada pela arquitetura eletrônica desenvolvida em zonas.  

Com propulsão 100% elétrica, traz um dispositivo com operação semelhante à de um smartphone embutido no console central. Além disso, oferece um assistente com características humanas baseado em IA para controle das funções do carro e multimídia. 

O ERA é um SUV de sete lugares e três fileiras de assentos, criado junto da SAIC, outra marca parceira da VW na China. Não é 100% elétrico, já que traz um extensor de autonomia via motor a combustão (EREV, tecnologia explorada pela BMW no i3): um gerador movido a combustível líquido carrega a bateria de tração. Oficialmente, a marca fala em mais de 700 km de autonomia adicional graças ao sistema, sem contar outros 300 km de alcance puramente elétrico.  

SUV grande com estilo mais jovem e descolado, o EVO é uma cria da Volkswagen-Anhui. Tem base numa plataforma com arquitetura elétrica/eletrônica de 800 Volts, de alto desempenho. Para ele, a marca promete “uma ampla gama de novos serviços digitais, como também expande continuamente a experiência do cliente por meio de atualizações ‘over-the-air’ em intervalos curtos”. 

Fonte
Motorshow


Notícias Relacionadas
Mais Vídeos
Ambulância: dê a preferênciaAmbulância: dê a preferência
Vídeos

Ambulância: dê a preferência

Seja você a mudança que quer para o mundoSeja você a mudança que quer para o mundo
Vídeos

Seja você a mudança que quer para o mundo

Clubinho Honda – Segurança no TrânsitoClubinho Honda – Segurança no Trânsito
Vídeos

Clubinho Honda – Segurança no Trânsito

Em todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsitoEm todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsito
Vídeos

Em todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsito