Análise
| Postado em 27 de fevereiro de 2020 às 8:50

Salão do automóvel não vai acabar, mas o evento que você conhecia deixou de existir

Por Redação Portal

Uma série de outras companhias já confirmaram que não estarão na edição 2020 do Salão do Automóvel de São Paulo

Salão do automóvel não vai acabar, mas o evento que você conhecia deixou de existir
Reprodução

Salões do Automóvel por todo o mundo enfrentam um movimento de desistência de diferentes montadoras, mas os fatos que aconteceram em relação à organização do evento brasileiro assustaram até as análises mais pessimistas do mercado — BMW, GM, Hyundai, Toyota e uma série de outras companhias já confirmaram que não estarão na edição 2020 do Salão do Automóvel de São Paulo. Mas afinal de contas, por que tantas marcas desistiram da feira, e como isso aconteceu tão rápido?

As respostas vão além dos custos elevados e incluem brigas com organizadores, monopólios e até uma desejada troca do local de exposições em São Paulo.

Por estarem ligados às fabricantes ou empresas que prestam serviço aos expositores, a maioria das fontes entrevistadas pediu para não ser identificada. E todas as pessoas ouvidas foram unânimes: o Salão do Automóvel como nós conhecemos acabou. E, se os organizadores não agirem rapidamente, são grandes as chances da edição 2020 ser a última edição da tradicional feira da indústria automobilística.

Monopólio desafiado

A Reed Exhibitions Alcantara Machado, responsável por gerir o Salão do Automóvel em São Paulo, se tornou o centro das atenções durante a crise e foi frequentemente citada por nossos entrevistados.

Desta vez não há a possibilidade (e nem dinheiro) para uma medida tão cara. Uma solução parcial seria, novamente, rever a tabela de preço aos expositores, que parte de R$ 1 mil o metro quadrado. Mas essa é apenas a ponta do iceberg, até porque o valor pago pela área é só uma pequena parte dos gastos com o Salão.Além disso, associados da Anfavea já pagam menos da metade da tabela.

A falta de concorrência também afeta a oferta de alguns serviços dentro do Salão. O serviço de internet, por exemplo, é fornecido exclusivamente por uma empresa, homologada pela Reed. Todo serviço adicional também é cobrado à parte, incluindo o uso da área externa — algo essencial para fazer test-drives com clientes e outras ações promocionais.

Cara nova casa

O São Paulo Expo, área de eventos que recebe o Salão desde 2016, também contribuiu para o aumento dos custos.Fontes dentro e fora do setor automotivo confirmam que realizar uma exposição no atual local é mais caro do que no Complexo do Anhembi, na zona norte paulistana.

O único viaduto que conecta o local à outra margem da Imigrantes frequentemente fica com suas duas faixas de rolamento (por sentido) engarrafadas, refletindo em congestionamentos intermináveis nas ruas do bairro do Jabaquara.

Crise anunciada

A debandada das fabricantes acabou sendo a gota d’água de um copo que já ameaçava transbordar há alguns anos no relacionamento entre fabricantes e a Reed. O movimento, inclusive, criou um braço-de-ferro com as montadoras, que agora usam a crise para buscar termos melhores com os organizadores.

Ações preventivas

A Reed já anunciou suas primeiras medidas para conter a sangria do Salão. Entre as principais ações está a possibilidade de venda de veículos, por intermédio de concessionários, e a mensuração dos visitantes que passaram pelos estandes.

Essas novidades vão ao encontro de algumas críticas das expositoras, mas não sana todos os problemas, muitos dos quais não fazem parte do escopo das organizadores, como a dificuldade logística do São Paulo Expo.

O que é certo é que, com mais ou menos marcas, o gigantismo dos grandes Salões do Automóvel em São Paulo acabouTodas as fontes ouvidas por Autoesporte têm certeza que a edição deste ano irá ocorrer, e são unânimes ao afirmar que este será um evento divisor de águas. Agora, resta saber se será um evento que marcará uma nova fase ou que irá decretar o fim do evento mais importante da indústria automotiva brasileira.

0 0 vote
Article Rating

Fonte
Revista Auto Esporte


Tags


Deixe sua reação


Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas
Colunas
Colunas
Mais Vídeos
Seja você a mudança que quer para o mundoSeja você a mudança que quer para o mundo
Vídeos

Seja você a mudança que quer para o mundo

Clubinho Honda – Segurança no TrânsitoClubinho Honda – Segurança no Trânsito
Vídeos

Clubinho Honda – Segurança no Trânsito

Em todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsitoEm todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsito
Vídeos

Em todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsito

O uso da bicicleta facilita o trânsitoO uso da bicicleta facilita o trânsito
Vídeos

O uso da bicicleta facilita o trânsito