Resultados de busca
Sancionada: Lei obriga motorista que atropelar animal a prestar socorro
Por Redação Portal
Rio de Janeiro sancionou lei que obriga motoristas a prestar socorro a animais atropelados, mas especialistas questionam a legalidade da lei
A Prefeitura do Rio sancionou uma lei que torna obrigatório o socorro a animais atropelados pelo motorista que causar o acidente. A publicação consta no Diário Oficial desta terça (27).
A lei vale para motoristas, motociclistas e ciclistas. Quem não prestar socorro poderá pagar multa, cujo valor ainda será decidido em nova regra regulamentada pelo Poder Executivo em até 30 dias.
Mas a lei pode parar na Justiça, segundo o presidente da Comissão Especial de Acompanhamento e Estudo da Legislação do Trânsito da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ), Armando Silva de Souza.
“É uma matéria que pode ser questionada, o Ministério Público pode questionar sobre a legalidade e a competência. À Prefeitura cabe organizar o trânsito, mas jamais legislar aplicando penalidades. Está na Constituição e o Supremo Tribunal Federal (STF) também já decidiu”, afirma.
Segundo a lei sancionada pela Prefeitura do Rio, a fiscalização e a multa vão caber aos órgãos municipais, que poderá fazer convênios com instituições estaduais e federais para ajudar a melhorar a fiscalização.
Em nota, a Procuradoria Geral do Município disse que a lei é constitucional.
“Já que entende que não se trata de matéria relacionada ao Código de Trânsito Brasileiro, mas sim à preservação do Meio Ambiente, conforme disposto no artigo 24 da Constituição Federal”.
Fonte
G1
Deixe sua reação
Deixe seu comentário