Resultados de busca
Santos Dumont Trouxe o Primeiro Carro Para o Brasil em 1891
Em novembro de 1891, o futuro “Pai da Aviação” chegou por navio de Portugal, trazendo consigo um modelo Peugeot adquirido na França.

Santos Dumont Trouxe o Primeiro Carro Para o Brasil em 1891. Alberto Santos Dumont, filho de um rico cafeicultor, foi o primeiro brasileiro a comprar o automóvel recém-inventado.
Alberto Santos Dumont Trouxe o Primeiro Carro Para o Brasil em 1891
Em novembro de 1891, o futuro “Pai da Aviação” chegou por navio de Portugal, trazendo consigo um modelo Peugeot adquirido na França e equipado com um motor Daimler de dois cilindros em V a gasolina com 3,5 cc.
O carro foi para a capital de São Paulo, para a casa da família de sete irmãos, onde estava estacionado em uma garagem. No entanto, o carro não foi visto circulando na rua.
Diz-se que Santos Dumont estava de fato, mais ocupado estudando cada parte do motor, talvez ele já estivesse pensando no avião que iria construir anos mais tarde em Paris, França.
O próprio Santos Dumont, conta este fato em sua autobiografia chamada Os meus Balões. “Os carros ainda eram raros em Paris, em 1891.
Eu tive que ir à fábrica de Valentigney para comprar minha primeira máquina, uma Peugeot de três cavalos e meio de potência”, diz o inventor.
O segundo carro que chegou ao país foi importado pelo jornalista José do Patrocínio, que viajou pelo Rio de Janeiro em uma Serpollet a vapor e um motor em V de quatro cilindros com oito cavalos de potência e um motor em V.
Até 1900, apenas quatro carros haviam sido importados para o Brasil. Dois em São Paulo, um de Santos Dumont e os outros dois no Rio de Janeiro.
Levaria mais alguns anos até que o carro conquistasse o país, mas os primeiros desfile carnavalesco em que veículos ornamentados, guerras de serpentinas entre foliões que marchavam em procissões pelas ruas de Orla, já estavam registradas no carnaval de 1907.
O curioso é que a nova invenção até mudou a maneira como os usuários se vestiam. Os homens usavam casacos compridos e óculos que lembravam aviadores. As mulheres vestidas com vestido de noite como se fossem a uma festa.
Logo, o novo meio de transporte não era mais apenas para a elite e também era utilizado para carregar mercadorias. Foram asfaltadas as principais estradas para dar mais estabilidade aos veículos que até então conduziam em paralelepípedos.
Nas fotos, Santos Dumont deixa a casa com seu carro depois que a família comprou mais duas unidades.
A foto colorida mostra o Peugeot Tipo 3, semelhante ao de Alberto Santos Dumont no museu da marca na França.
Fonte
Redação