Fortune Mouse
Notícias
| Postado em 08 de março de 2021 às 5:15

Segurança: mulheres são destaque no trânsito

Por Redação Portal

Por Thiago Félix

Segurança: mulheres são destaque no trânsito

O dia 8 de Março anualmente é lembrado e celebrado como o Dia Internacional da Mulher, uma conquista vinda da luta e perseverança por direitos iguais e melhores condições de trabalho. Infelizmente as personagens que deram início a essa grande história, que influencia constantemente a sociedade moderna, foram covardemente queimadas em sua luta legítima por valorização. 

Seu legado é indiscutível, trouxe voz e força para as mulheres em muitos segmentos. No trânsito não é diferente, nas últimas décadas o número de novas condutoras aumentou consideravelmente, como no caso do estado da Paraíba que, segundo dados do Detran-PB, em 20 anos teve um aumento de 397% no número de mulheres ao volante. 

No Brasil, as primeiras mulheres a serem habilitadas foram Maria José Pereira Barbosa Lima e Rosa Helena Schorling, na cidade de Vitória, Espírito Santo, no ano de 1932. Pioneiras, foram também incentivadoras das mulheres a conquistarem novos espaços dentro do meio automobilístico e a terem autonomia no trânsito. 

Hoje no Brasil as mulheres já somam mais de 25 milhões de habilitadas, são exemplos quando se trata de prudência e segurança no trânsito. Estão presentes como motoristas de ônibus, táxi, aplicativo, entregadoras delivery e tantas outras funções que diariamente utilizam as estradas como meio de vida. 

Segundo Abimadabe Vieira, Observadora certificada do Observatório Nacional de Segurança Viária e Coordenadora de Educação para Trânsito da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (SEMOB) do município de Cabedelo na Paraíba, as mulheres são mais cautelosas, “elas têm mais consciência no trânsito”.

“Estatísticas e estudiosos mostram que as mulheres oferecem maior segurança ao dirigir, principalmente quando elas têm consciência desses fatores de risco. As mulheres tendem a cumprir mais normas e regras no trânsito, são mais cautelosas”, afirma. Abimadabe também fala sobre os frequentes comentários quanto a postura da mulher no trânsito, “muitas vezes são taxadas de problemáticas no trânsito porque elas obedecem essas regras”.

Abimadabe Vieira / Arquivo Pessoal

Mulher no volante

Dados do portal de estatísticas Infosiga SP comprovam que com a mulher no volante a prudência é constante. Segundo o levantamento, apenas 6,3% dos casos de acidentes registrados de janeiro a agosto de 2020, envolveram mulheres na direção, um percentual 16 vezes menor do que o número de acidentes com homens no volante. Mas, ainda assim as mulheres sofrem com comentários machistas e que as diminuem quando se fala da direção. 

 “Já sofri muitos preconceitos por ser mulher e por trabalhar nessa área de trânsito principalmente” conta Abimadabe ao relatar momentos em que sofreu discriminação e foi subestimada por ser mulher, trabalhando diretamente com educação no trânsito. Segundo ela, é muito difícil as pessoas aceitarem um choque de gestão por uma mulher, mas apesar disso sempre procurou trabalhar com sobriedade, dignidade, manter a competência com humildade, mas também com grandes exigências. “Você não pode ser só um exemplo, você tem que trabalhar em uma gestão que dê exemplo” afirma.

A mulher tem se destacado no trânsito pela percepção de segurança e riscos, ganhando cada vez mais espaços, e segundo Abimadabe Vieira, o trânsito é um espaço de todos. “O espaço mais democrático que temos é o trânsito, que está sempre em movimento”, ela também reforça a busca por direitos em situações de injúria, agressão, ameaças ou qualquer situação que ela se sinta de alguma forma ofendida ou vulnerabilizada. 

“As mulheres muito se agradam com as flores, mas o que nos agrada muito mais é o respeito, esse sim é um grande presente. Não só nos dia 8 de março, mas todos os dias das nossas vidas.” E por fim ela também faz um apelo para que todas as mulheres sigam dando exemplo no trânsito, seguindo as leis e se utilizando e cobrando o uso dos equipamentos de segurança. 

“E para todas as mulheres condutoras, profissionais do trânsito, aquelas que tiram seu sustento de um trabalho digno através do delivery, as mulheres que fazem desse movimento democrático uma forma de sobrevivência com decência. Eu desejo a todas elas bênçãos e muito sucesso nessa trajetória. Muitas lutas foram conquistas, mas muitas batalhas ainda estão por vir” finaliza.

Fonte
Trânsito Web


Tags


Deixe sua reação


Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas
Mais Vídeos
Ambulância: dê a preferênciaAmbulância: dê a preferência
Vídeos

Ambulância: dê a preferência

Seja você a mudança que quer para o mundoSeja você a mudança que quer para o mundo
Vídeos

Seja você a mudança que quer para o mundo

Clubinho Honda – Segurança no TrânsitoClubinho Honda – Segurança no Trânsito
Vídeos

Clubinho Honda – Segurança no Trânsito

Em todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsitoEm todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsito
Vídeos

Em todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsito

0
Would love your thoughts, please comment.x