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| Postado em 27 de fevereiro de 2025 às 10:41

Sete das dez rodovias mais mortais do país precisam de ‘manutenção urgente’, diz CNT

Sete das dez rodovias mais mortais do país precisam de ‘manutenção urgente’, diz CNT

Sete das dez principais rodoviais federais com maior número de mortes no Brasil apresentam algum tipo de problema na infraestrutura, como buracos e ondulações. Em 2024, as pistas com algum defeito tiveram 2.647 mortes, sendo a maioria deles na BR-153, que liga Brasília a Belém, segundo a CNT (Confederação Nacional do Transporte). As rodovias são classificadas como regulares, e segundo a entidade “estão à beira de uma deterioração mais severa, exigindo manutenção urgente para evitar seu agravamento”. Segundo a CNT, “sem intervenções adequadas e tempestivas de manutenção, estes trechos possivelmente migrarão para as categorias ruim ou péssimo”.

Os problemas observados nas rodovias aumentam os riscos de acidentes, além causarem desgastes nos veículos, elevando custos operacionais e maior consumo de combustíveis, aponta a CNT. Para especialistas ouvidos pelo R7, problemas de infraestrutura nas vias brasileiras impactam diretamente no comportamento e segurança dos motoristas.

No Brasil, 67% das rodovias, incluindo federais e estaduais, são classificadas como regulares, ruins ou péssimas, ao passo que 33% estão em estado ótimo ou bom. As classificações consideram aspectos como pavimentação, sinalização e geometria da via.

Órgãos ligados ao setor de transportes e especialistas entendem que a infraestrutura é um dos principais elementos que garantem um trânsito seguro. A OMS (Organização Mundial de Saúde) aponta que cerca de 80% das vias avaliadas globalmente não atendem a uma classificação mínima de 3 estrelas para segurança de pedestres, por exemplo.

São inúmeros os fatores que causam acidentes em rodovias, sejam eles por falhas humanas, de veículos ou até mesmo ambientais. Em 2024, o Brasil teve 60.365 acidentes em rodovias federais e pouco mais de 5.000 mortes, apontam dados da Polícia Rodoviária Federal. Além das vítimas, é estimado que os acidentes ocorridos nas pistas tenham gerado um custo de R$ 12,98 milhões.

A CNT estima, ainda, que o setor de transporte teve um custo adicional de R$ 6,81 bilhões devido ao trafego de caminhões e ônibus em vias deterioradas.

A CNT diz que as principais causas de acidentes em rodovias são a reação tardia do condutor (7.614), acesso a via sem observar a presença de outros veículos (5.259) e pelo motorista não manter distância do carro da frente (3.142).

Especialistas entendem que o orçamento e a falta de investimento são os principais empecilhos para o aprimoramento das rodovias. Entre 2011 e 2021, os investimentos públicos federais em rodovias registraram uma queda de 71,3%, equivalente a R$ 16,46 bilhões, aponta a CNT.

Em contrapartida, de 2022 para 2023 o valor investido cresceu, passando de R$ 6,97 bilhões para R$ 13,22 bilhões, praticamente o dobro. Considerando a destinação dos recursos, os valores para manutenção e recuperação passaram de 32,2% do total aplicado em 2012 para 78,6% em 2023.

De maneira geral, a confederação estima que seriam necessários R$ 99,77 bilhões para reconstrução, restauração e manutenção no pavimento das rodovias.

A maioria das rodovias sob gestão privada estão em condições ótimas e boas. Entretanto, Quintella ressalta que a construção de rodovias que contribuam para o desenvolvimento econômico é papel do Estado.

“O privado entra em bons projetos, já na maioria das vezes construídos para contribuir com os investimentos, mas o privado não é responsável pelo desenvolvimento da infraestrutura de transporte de um país”, completa Quintella.

fonte: R7


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