Dicas
| Postado em 10 de março de 2020 às 8:18

Sou motorista de aplicativo como me proteger do coronavírus

Por Redação Portal

Taxistas e motoristas de aplicativos precisam redobrar a atenção

Sou motorista de aplicativo como me proteger do coronavírus
Divulgação

Trabalhar por horas em um espaço fechado e lidar diretamente com um público rotativo que frequenta locais diversos como aeroportos e rodoviárias, taxistas e motoristas de aplicativos precisam redobrar a atenção.

Sou motorista, estou exposto a contrair o coronavírus?
Após a confirmação de que o Brasil conta com um pacientes infectado pelo novo vírus Covid-19, é provável que surjam novos casos da doença no país.

Assim como em uma gripe comum, a transmissão mais comum da enfermidade ocorre por meio de tosse ou de espirros, quando partículas contaminadas entram em contato com outro organismo.

Abraços, beijos e até apertos de mão também podem propagar a doença, assim como manter uma conversa muito próxima com outra pessoa. Manusear objetos ou superfícies contaminadas também podem causar a transmissão, embora isso seja bem mais difícil de acontecer em relação ao contato direto com um paciente que carrega o vírus. .

No momento, os cientistas também estão buscando dados concretos para entender como o coronavírus se comporta em ambientes com condições climáticas diferentes.

Fazer corridas para o aeroporto é perigoso?
Não adianta querer selecionar o passageiro ou preterir corridas para locais específicos, como aeroportos e hospitais. Obviamente, as chances de entrar em contato com o vírus são maiores quando se frequenta locais onde há probabilidade maior do coronavírus estar presente (como no caso de um saguão de desembarque de um terminal internacional do aeroporto).

Mesmo assim, é praticamente impossível prever onde o vírus causador da doença se manifestará: pessoas aparentemente saudáveis podem estar infectadas, já que o período de incubação do Covid-19 varia de um a 14 dias, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).

O que fazer para me manter protegido?
A higiene básica é essencial para a prevenção da transmissão do coronavírus, assim como em outras enfermidades causadas por agentes infecciosos que se propagam pelo ar.

Essencialmente, é necessário lavar as mãos com água e sabão (ou álcool 70%) durante diferentes períodos do dia, o que diminui as chances do vírus prosperar após contato com uma superfície contaminada ou com um paciente infectado.

Preciso limpar meu carro todo dia?
Para quem trabalha com o carro, é importante limpar os locais que são tocados com frequência, inclusive no banco traseiro. O uso de um pano embebido em álcool 70% é suficiente para matar o vírus, que possui uma espécie de capa de proteção facilmente destruída no contato com agentes de limpeza.

Durante uma corrida, evite manter contato próximo com o passageiro ao falar e cubra a boca e o nariz na hora de tossir ou espirrar. Lenços descartáveis podem ser oferecidos a quem está no banco de trás, desde que sejam devidamente descartados posteriormente.

Devo deixar o ar-condicionado desligado?
Ambientes fechados são mais propícios para a circulação de agentes infecciosos como os vírus. É recomendável, portanto, manter a ventilação com os vidros abertos ou mesmo com o ar-condicionado (o modo de recirculação, ativado no botão com uma setinha giratória, não é recomendado neste caso). Deve-se lembrar, entretanto, de deixar o ar externo circular periodicamente.

Algo importante de ser observado é a manutenção do ar-condicionado: os filtros acumulam sujeira e, se não forem devidamente higienizados periodicamente, são locais favoráveis para o desenvolvimento de vírus, fungos e bactérias.

Usar uma máscara ajuda?
Especialistas em saúde pública afirmam que adquirir uma máscara só é recomendável a quem está infectado com o vírus ou que mantém um contato próximo com o paciente.

 

Fonte
Revista Auto Esporte


Tags


Deixe sua reação


Deixe seu comentário

avatar
  Inscreva-se  
Notificar se

Notícias Relacionadas
Colunas
Colunas
Colunas
Por Abimadabe Vieira

Maio Amarelo Paraíba

Colunas
Por Abimadabe Vieira

Live: Cuidando do Futuro

Mais Vídeos
Seja você a mudança que quer para o mundoSeja você a mudança que quer para o mundo
Vídeos

Seja você a mudança que quer para o mundo

Clubinho Honda – Segurança no TrânsitoClubinho Honda – Segurança no Trânsito
Vídeos

Clubinho Honda – Segurança no Trânsito

Em todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsitoEm todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsito
Vídeos

Em todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsito

O uso da bicicleta facilita o trânsitoO uso da bicicleta facilita o trânsito
Vídeos

O uso da bicicleta facilita o trânsito