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| Postado em 30 de março de 2022 às 5:26

SuperVia retoma grade antiga de horários de trens e culpa furtos de cabos

A concessionária diz que não conseguiu implementar o novo planejamento, que reduziria os intervalos e deveria ter sido iniciado em 7 de março, em função dos frequentes furtos de cabos no sistema.

SuperVia retoma grade antiga de horários de trens e culpa furtos de cabos
Reprodução

A SuperVia anunciou que vai retomar na próxima sexta-feira (1º) a antiga grade de horários dos trens, praticada até o dia 6 de março de 2022.

A concessionária diz que não conseguiu implementar o novo planejamento, que reduziria os intervalos e deveria ter sido iniciado em 7 de março, em função dos frequentes furtos de cabos no sistema.

Ao anunciar a nova grade, a SuperVia disse que o intervalo entre trens seria reduzido para os ramais Japeri e Santa Cruz (interligado ao Deodoro) e, no trecho Central-Gramacho, do ramal Saracuruna, e seriam realizadas 42 viagens a mais, o que representa um acréscimo de 100.800 lugares ofertados nos dias úteis.

Segundo a concessionária, os furtos voltaram a afetar fortemente o sistema de sinalização automática dos trens nos últimos meses. “Nessas situações, por medida de segurança da operação e dos próprios passageiros, os trens precisam aguardar ordem de circulação e, consequentemente, os intervalos entre as composições são ampliados”, disse a SuperVia.

Segundo a empresa, de 7 de março de 2022, data de início da nova grade, até esta segunda (28), foram verificadas 83 ocorrências de furto e vandalismos de cabos e equipamentos no sistema ferroviário, com impacto direto na operação.

“Dependendo do local da ocorrência, o impacto na operação pode ser potencializado, afetando mais de um ramal e gerando uma operação completamente fora do planejado”, afirma a concessionária.

A SuperVia diz ainda que os clientes estão sendo informados da medida por meio dos canais de comunicação da concessionária.

Balanço de furtos de cabos 2022
Segundo a Supervia, nos dois primeiros meses deste ano, criminosos já furtaram mais de 10 quilômetros (10 mil metros) de cabos do sistema de trens, e o custo com os reparos já soma R$ 440,2 mil. Além disso, 491 viagens foram canceladas ou interrompidas, por este motivo.
Em janeiro e fevereiro de 2022 foram registradas 220 ocorrências de furto de cabos, o que representa um aumento de 268% em relação ao mesmo período de 2021.

Balanço de furtos de cabos 2021
Cabos de sinalização: 861 ocorrências de furto de cabos de cobre de sinalização, um aumento de 142% em comparação a todo o ano de 2020. Em consequência disso, foi necessário repor 41,7 quilômetros de cabos (aumento de 420%).
Cabos de rede aérea: 69 ocorrências de furtos no ano de 2021, foi necessário repor 6,3 quilômetros de cabos.
Em todo o ano de 2021, o gasto com a reposição de cabos furtados foi de R$ 1,65 milhão (valor gasto com material).

Fonte
G1

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