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| Postado em 17 de fevereiro de 2025 às 8:34

Taxa de mortes no trânsito está associada ao desenvolvimento econômico

Por Redação Portal

Taxa de mortes no trânsito está associada ao desenvolvimento econômico

A forte queda na taxa de mortalidade no trânsito ocorrida no Brasil desde 2015 está associada à queda da atividade econômica no país, não podendo ser totalmente atribuída aos resultados das políticas públicas. Esta é a conclusão do texto para discussão “Mortalidade no trânsito, desenvolvimento econômico e desigualdades regionais no Brasil”, publicado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

O estudo investiga variáveis socioeconômicas relacionadas às taxas de mortalidades por sinistros de trânsito no Brasil. Usando dados do DataSUS do Ministério da Saúde, Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Agência Nacional de Petróleo (ANP), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Confederação Nacional do Transporte (CNT) e Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), o autor do estudo, Carlos Henrique Ribeiro de Carvalho, técnico de planejamento e pesquisa do Ipea, identificou uma relação causal entre o desenvolvimento econômico e a mortalidade no trânsito.

Entre 2010 e 2019, o Brasil registrou, em média, 40 mil mortes por ano no trânsito, além de mais de 300 mil pessoas gravemente feridas anualmente. A partir de 2014, as estatísticas de sinistros por transporte terrestre (STT) tiveram uma queda de 30% – passando de 21 mortes por 100 mil habitantes em 2014 para 15 mortes por 100.000 habitantes em 2020. Para o pesquisador, essa queda está relacionada a intensa crise que atingiu a economia brasileira.

“Foi feita modelagem econométrica com dados dos estados brasileiros. Nos estados mais pobres, pode-se inferir que o aumento de demanda por transporte ocorrido em função do aumento da renda da população acaba gerando mais ocorrências de sinistros de trânsito em função da precariedade maior da rede de infraestrutura viária nesses estados”, destaca Carlos Henrique Ribeiro de Carvalho.

Por conta do aumento da demanda por transporte, o aumento de renda per capita está associado com maiores taxas de mortalidade no trânsito. O estudo aponta que um acréscimo de R$ 100 na renda média dos estados está associado a um aumento de aproximadamente 6,3 mortes por 100 mil habitantes ao longo de uma década.

Por outro lado, nos estados mais pobres do país, melhorias das estradas estão associadas ao aumento da mortalidade. “Quando há uma melhoria viária, mas apenas focada no recapeamento, as velocidades aumentam muito e os sinistros ocorrem com uma energia muito maior, o que provoca mais mortes”, explica Carvalho.

“As melhorias viárias têm que ser mais completas, não focando apenas no recapeamento, mas também nas medidas de segurança como sinalização e iluminação, tratamento adequado nas travessias de pedestres, equipamentos para controle de velocidade, etc.”, continua. “É importante a existência de programas federais de auxílio da gestão e infraestrutura de trânsito para os estados mais pobres, principalmente em época de forte crescimento de renda”, disse o autor do estudo.

Outro fator importante é a presença de motocicletas: maiores percentuais de frota de motocicleta aumentam muito a mortalidade no trânsito. Cada ponto percentual de aumento no número de domicílios com motocicleta aumenta a taxa em 0,4 mortes por 100.000 habitantes por ano.

Por outro lado, um fator que contribui para a redução da mortalidade no trânsito é o aumento do efetivo policial. O estudo revela que, para cada acréscimo de um policial por mil habitantes, há uma redução média de 3,4 mortes por 100 mil habitantes anualmente.

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