Porto Alegre
| Postado em 20 de março de 2020 às 10:46

Taxistas são notificados por falta de higienização

Por Redação Portal

A ação teve como objetivo verificar as condições de higiene nos veículos para evitar a propagação do coronavírus

Taxistas são notificados por falta de higienização
Reprodução

Uma ação da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) notificou 24 taxistas na manhã desta quinta-feira (19), na Estação Rodoviária da Capital de Porto Alegre. A ação teve como objetivo verificar as condições de higiene nos veículos para evitar a propagação do coronavírus. Ao todo, 93 táxis foram vistoriados pelos agentes. A abordagem teve caráter educativo e os condutores não foram multados.

Os motoristas foram advertidos a providenciar o material de higienização para os carros e passageiros. Eles também receberam orientações sobre a obrigatoriedade da limpeza correta a cada viagem para a segurança de quem transita no modal.

De acordo com as recomendações, os taxistas devem limpar bancos, maçanetas, portas, pega-mão, puxadores, cinto de segurança e fivela – considerados pontos de contato com as mãos dos usuários – com álcool líquido 70%. Outra recomendação diz respeito à disponibilização de álcool gel na entrada e saída do veículo. Os equipamentos de pagamento eletrônico também devem ser higienizados a cada viagem, e as corridas devem ser realizadas obrigatoriamente com as janelas abertas.

A blitz da EPTC “pegou os taxistas de surpresa”, segundo o supervisor do ponto da Rodoviária, Ademir Nissa, 62. Ele afirma que já encomendou um carregamento de álcool gel para distribuir entre os motoristas.

— Não temos álcool gel. Já encomendei com uma distribuidora de Gravataí. Vai terminar rápido. Temos 300 carros trabalhando aqui. Os motoristas que foram notificados vão ter que ir na EPTC para mostrar que estão regulares — conta.

Motoristas de aplicativo que prestam serviço no local também foram abordados, porém, os agentes não puderam notificá-los porque o serviço não está regulamentado em Porto Alegre. Aprovada em 2018, a lei que pretendia regulamentar esse segmento de transporte foi suspensa pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS) em junho de 2019. Na ocasião, o Órgão Especial do tribunal considerou inconstitucionais 18 dispositivos da lei municipal, atendendo a ação movida pelo partido Novo.

Outros pontos de táxi também irão receber vistorias dos agentes de trânsito nos próximos dias, conforme explica o gerente de Fiscalização de Transporte da EPTC, Luciano Souto:

— A ideia é que na próxima semana a gente dê continuidade, assim como fizemos nas empresas de ônibus. São ações que a gente vai realizar o tempo que for necessário para fazer com que se cumpra as medidas que são necessárias para que a gente possa manter o transporte público em condições para uso da população — explica.

0 0 vote
Article Rating

Fonte
Gauchazh


Tags


Deixe sua reação


Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas
Colunas
Colunas
Mais Vídeos
Seja você a mudança que quer para o mundoSeja você a mudança que quer para o mundo
Vídeos

Seja você a mudança que quer para o mundo

Clubinho Honda – Segurança no TrânsitoClubinho Honda – Segurança no Trânsito
Vídeos

Clubinho Honda – Segurança no Trânsito

Em todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsitoEm todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsito
Vídeos

Em todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsito

O uso da bicicleta facilita o trânsitoO uso da bicicleta facilita o trânsito
Vídeos

O uso da bicicleta facilita o trânsito