Resultados de busca

Alisson Maia
Tendências tecnológicas para o trânsito nos próximos anos: o futuro já chegou
Por Alisson Maia
Por Dr. Alisson Maia

O mundo está em constante evolução e a tecnologia tem sido uma grande aliada para tornar nossas vidas mais fáceis e eficientes. E isso não é diferente quando se trata do trânsito. Nos próximos anos, veremos mudanças significativas em relação aos veículos, às vias e ao comportamento dos condutores no trânsito.
Os veículos autônomos já são uma realidade e estão cada vez mais presentes nas estradas. Com tecnologias como a inteligência artificial e o machine learning, esses veículos são capazes de tomar decisões sem a interferência humana. Isso significa que no futuro, poderemos ter veículos autônomos nas ruas e isso trará diversas mudanças em relação ao comportamento dos condutores.
As vias também estão se tornando mais inteligentes. Com sensores e tecnologias que permitem a comunicação entre os veículos e a infraestrutura urbana, as vias podem se adaptar e se ajustar em tempo real, a fim de garantir a segurança e fluidez do trânsito. A tecnologia 5g recém chegada no Brasil está abrindo portas para que essas mudanças viárias se tornem cada vez mais uma realidade e a tendencia é que nos próximos anos possamos ver mais vias inteligentes.
Os veículos elétricos já são uma realidade em muitos países e a tendência é que essa tecnologia se expanda ainda mais nos próximos anos. Além de serem mais sustentáveis, esses veículos também apresentam novos desafios para os condutores, uma vez que a forma de abastecimento e manutenção é diferente dos veículos movidos a combustíveis fósseis. A frota veicular elétrica no Brasil ainda é pouca, mas podemos acompanhar recentemente que a China tem interesse em abrir uma montadora destes veículos, então a médio prazo será uma realidade que nossa frota seja tomada por veículos elétricos.
Pode parecer coisa de filme de ficção científica, mas os veículos voadores estão cada vez mais próximos da realidade. Empresas como Uber e Google já estão investindo em tecnologias para tornar essa ideia viável e, em um futuro não muito distante, podemos ter veículos voadores integrando o trânsito das grandes cidades.
E como será o treinamento destes condutores?
Com todas essas mudanças, é fundamental que as autoescolas se preparem para formar condutores que estejam preparados para lidar com as novas tecnologias. Além de ensinar as regras de trânsito, as autoescolas precisarão oferecer treinamento para os novos veículos autônomos e elétricos, por exemplo, além de instruir os condutores sobre as novas tecnologias que estão sendo implementadas nas vias. Além da formação técnica e prática, as autoescolas deverão fornecer também o treinamento tecnológico para que o condutor possa manusear o veiculo que ele irá conduzir, pois a tecnologia embarcada será imensa nos próximos anos. Sensores de ré, câmeras, painel inteligente no para-brisa, piloto automático e por ai vai, serão itens essenciais para que o novo condutor tenha domínio na hora de conduzir.
A formação dos instrutores também será fundamental, uma vez que eles precisarão estar atualizados sobre as novas tecnologias e como lidar com elas nas aulas práticas e teóricas. As autoescolas precisarão investir em equipamentos e tecnologias que permitam a simulação dos novos veículos e situações que possam ocorrer nas vias.
O futuro do trânsito já chegou e a tecnologia tem sido uma grande aliada para torná-lo mais seguro e eficiente. Com veículos autônomos, vias inteligentes, veículos elétricos e até mesmo veículos voadores, mesmo com estas mudanças ainda haverá um participante fundamental no trânsito, o condutor.
Este condutor do futuro precisará estar bem mais formado tecnicamente e mais ainda tecnologicamente, as autoescolas serão participes deste processo e precisarão acompanhar essa evolução tecnológica.