Carro
| Postado em 10 de dezembro de 2019 às 11:57

Tipos de carros adaptados para deficientes físicos

Por Redação Portal

Foi pensando na melhoria e qualidade de vida dos deficientes físicos que a indústria automobilística deu seu passo de avanço

Tipos de carros adaptados para deficientes físicos
Controles de aceleração, freio e volante diferenciados para cadeirantes/Reprodução

Muito se fala sobre inclusão social e melhorias de acesso às diversas áreas de convívio, para as pessoas deficientes físicas. E ver isso acontecendo para valer, faz com que cada vez mais se possa acreditar que isso é uma crescente na sociedade. Neste sentido, os carros adaptados vieram para fazer a diferença.

Foi pensando na melhoria e qualidade de vida dos deficientes físicos que a indústria automobilística deu seu passo de avanço, ao criar os carros adaptados. Além da indústria, a legislação brasileira também fez sua parte, criou leis que tem o intuito de assegurar melhores condições de aquisição para quem tem necessidades especiais.

Cada deficiente físico tem um tipo de necessidade específica, por isso é imprescindível que haja vários tipos de carros adaptados para atender a demanda. É importante salientar que a maioria dos veículos hoje podem ser adaptados e o preço varia de acordo com o tipo da adaptação.

Veículos com comando manual de acelerador e freio e controle de comandos elétricos 

Esse tipo de adaptação é realizada em veículos com câmbio automático e atende pessoas tetraplégicas, que tenham movimentação mínima e que possuem pouca força nos braços e dedos. Uma alavanca é colocada no volante e o controle de aceleração e freio é transferido para este dispositivo.

Volantes adaptados 

As adaptações do volante também são de extrema importância quando se fala de carros adaptados. Para quem tem pouca mobilidade nos braços mãos ou dedos, existem ao pomos giratórios que facilitam a rotação do volante.

Acelerador esquerdo e prolongamentos de pedais

O acelerador esquerdo permite que quem não tem o movimento da perna direita continue a dirigir. Para incluí-lo no veículo não é necessário retirar os pedais existentes, pois ele é adaptado para ser abaixado quando for necessário utilizá-lo ou empurrado para cima com o pé mesmo, quando não for necessário utilizá-lo, fazendo com que se esconda abaixo do painel.

Carros adaptados para cadeirantes 

Além dos controles de aceleração, freio e volante diferenciados já citados, para quem não tem mobilidade nos membros inferiores, há algumas outras adaptações necessárias para quem é cadeirante e vai dirigir sentado na própria cadeira de rodas ao invés do banco do veículo.

Essa adaptação é prática, já que não será necessário sair da cadeira de rodas para entrar no veículo. É necessário nestes casos retirar o banco do motorista e instalar um encaixe para a cadeira

Fonte
Auto Bitts


Tags


Deixe sua reação


Deixe seu comentário

avatar
  Inscreva-se  
Notificar se

Notícias Relacionadas
Fiscalização

Brasileiros são flagrados circulando com veículos estrangeiros irregulares

Três motoristas foram flagrados circulando com carros estrangeiros de forma irregular ...

Imposto

‘Imposto do pecado’ pode incidir também sobre carros e combustíveis

BRASÍLIA – Além de cigarro e bebidas alcoólicas, a equipe econômica estuda aplicar...

Uber

Uber vai oferecer desconto na compra de carros elétricos em Londres

Uber vai oferecer aos motoristas do Reino Unido um desconto na compra de carros elétricos ...

Mais Vídeos
Seja você a mudança que quer para o mundoSeja você a mudança que quer para o mundo
Vídeos

Seja você a mudança que quer para o mundo

Clubinho Honda – Segurança no TrânsitoClubinho Honda – Segurança no Trânsito
Vídeos

Clubinho Honda – Segurança no Trânsito

Em todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsitoEm todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsito
Vídeos

Em todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsito

O uso da bicicleta facilita o trânsitoO uso da bicicleta facilita o trânsito
Vídeos

O uso da bicicleta facilita o trânsito