Notícias
| Postado em 21 de novembro de 2019 às 10:16

Truckpad: o ‘uber de caminhões’ brasileiro cobiçado pelos chineses

Por Redação Portal

Truckpad: o ‘uber de caminhões’ brasileiro cobiçado pelos chineses

Por Matheus Mans

Não é fácil levar inovação para o setor de transportes rodoviários. Afinal, empresas tradicionais de logística concentram 60% das movimentações de carga no Brasil — cerca de 1,1 milhão de caminhões estão sob ordens de grandes corporações. No entanto, vendo o conservadorismo existente no setor e a dificuldade em empreender, o empresário Carlos Mira decidiu agir a partir de dentro do setor e, assim, lançou a startup TruckPad.

A empresa é quase um “Uber de caminhões”: conecta motoristas autônomos à carga que precisa ser transportada. A companhia que solicita o frete, por outro lado, paga um modelo de assinatura da plataforma de até R$ 5 mil reais por mês, ou um percentual à startup por cada operação, variando entre 2,5% a 5% direto no valor.

Mira caminha com tranquilidade. Afinal, trabalhou durante 35 anos na transportadora da família. O dinheiro da startup, aliás, veio após o empresário vender sua parte na empresa.

Além de ganhar dinheiro com a conexão entre caminhoneiros e empresas, a startup também encontrou um novo caminho: o aproveitamento dos dados e a conexão com os caminhoneiros. Assim, empresas pagam para que a TruckPad faça anúncios para sua base de usuários. Além disso, também há sugestão de produtos a serem comprados diretamente do app, com ofertas extremamente direcionadas para cada caminhoneiro na plataforma.

Por enquanto, o app da TruckPad foi baixado 700 mil vezes e 50 mil condutores utilizam a plataforma diariamente. O objetivo é fazer com que todos motoristas do País usem o app — o que pode chegar a 2,7 milhões, segundo a Confederação Nacional dos Transportes.

Dinheiro no bolso

A TruckPad, em novembro deste ano, recebeu um investimento de valor não revelado da chinesa Full Truck Alliance, que tem acionistas como Tencent e Sequoia. A empresa é a maior plataforma chinesa de conexão entre caminhoneiros e cargas e conta com mais de 7 milhões de motoristas e mais de 2,5 milhões de expedidores de carga cadastrados.

Full Truck Alliance fez investimento recente na TruckPad, sem valores anunciados (Foto: Divulgação)
Full Truck Alliance fez investimento recente na TruckPad, sem valores anunciados (Foto: Divulgação)

A companhia chinesa entra numa fila de outros grandes investidores da TruckPad. Empresas como Grupo Movile — investidora de empresas como iFood e Sympla —, o provedor de roteirização e mapas Maplink (Grupo LBS), Mercedes-Benz, Plug and Play Tech Center e da Estrela Par, líder em soluções de logística no Brasil, fizeram aportes.

Quanto ao dinheiro da Full Truck Aliance, que não teve o valor do aporte revelado, a ideia é explorar ao máximo a experiência e tecnologia da chinesa no Brasil — num movimento parecido com o da gigante DiDi com a brasileira 99. “Estamos certos de que nossos sócios nos ajudarão na criação de soluções inovadoras para os nossos usuários”, disse Mira.

Fonte
Yahoo Notícias


Tags


Deixe sua reação


Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

Notícias Relacionadas
DPVAT

Seguradora quer reverter decisão do governo de extinguir Dpvat

De cada 10 veículos na rua, menos de três têm seguro facultativo – mais de 70% transitam...

Dúvidas

Gasolina com água e combustível incolor. O que é mito e verdade?

Quando o assunto é a gasolina que vai para o motor do carro, todo cuidado é pouco. Apesar de todas...

Conversa

FCC oferece tecnologia que permite ‘conversa’ entre carros

A Comissão Federal de Comunicações (FCC) aprovou na última quinta-feira (12) o uso de uma ...

Colunas
Colunas
Colunas
Colunas