Moto uber
| Postado em 05 de março de 2020 às 4:29

“Uber das motocicletas” começa a operar em Campinas

Por Redação Portal

A empresa que é colombiana abre, a partir do dia 9, o cadastramento de motociclistas interessados em trabalhar com o aplicativo.

“Uber das motocicletas” começa a operar em Campinas
Reprodução

Começa a operar em Campinas no próximo dia 19 a “Picap-motos particulares”, que faz o transporte de passageiros por aplicativo usando motos. A empresa opera em São Paulo desde o ano passado e ficou conhecida como “Uber das motocicletas”, já que oferece o serviço remunerado de carona na garupa de motos, com preços mais acessíveis do que os oferecidos pelos aplicativos de carros.

A empresa que é colombiana abre, a partir do dia 9, o cadastramento de motociclistas interessados em trabalhar com o aplicativo. Segundo a empresa, no início, os motoristas ficarão com 100% do valor da corrida.

Para se cadastrar no sistema o motociclista deve ter CNH categoria A há mais de dois anos, a moto não deve ter mais do que 10 anos de uso e o motociclista deve ter todo equipamento de segurança para ele e para o passageiro. Além disso, o motociclista não pode ter antecedentes criminais e precisa enviar foto e o documento da moto.

A empresa informou que fará uma avaliação dos interessados para fazer um controle para a qualidade do serviço prestado.

O aplicativo já está disponível para Android e iPhone (iOS). Usuários e motoristas podem se cadastrar facilmente pelo aplicativo, além de existir a possibilidade de adicionar cupons de desconto e utilizar um chat para resolver problemas.

Além de São Paulo, o serviço funciona no Rio de Janeiro, Salvador, Recife, Teresina, Fortaleza, Manaus, Goiânia e Campo Grande.

“Nosso objetivo é apresentar uma alternativa de modal para melhorar o fluxo de mobilidade, principalmente nas grandes cidades. O cidadão passa a contar com uma possibilidade a mais para escapar do trânsito, reduzindo em 50% o tempo de deslocamento. E isso a um preço 30% menor que os demais aplicativos de carros particulares”, afirmou o CEO da Picap, Diogo Travassos.

Atualmente, a empresa conta com 150 mil usuários, além de oito mil motociclistas cadastrados. A startup acredita que poderá dobrar esses números até o final do primeiro semestre deste ano.

INDEFINIÇÃO

Em São Paulo, o app passou por problemas para atuar. Lá, há uma lei que proíbe a utilização de motocicletas para passageiros, prática chamada de mototáxi. Assim como acontece em Campinas. Aqui o transporte remunerado de passageiros por meio de moto (mototáxi) é vedado pelo artigo 2º da Lei Municipal Nº 13927/2010, que dispõe sobre as regras de segurança para o serviço de motofrete (transporte remunerado de mercadorias em motocicletas).

A Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas) informou que notificará a empresa que pretende iniciar operações neste ramo no município, sobre tal situação.

A startup, porém, diz entender que a legislação brasileira responsável pelo serviço de transporte individual privado de passageiro é a Lei Federal Nº 12.009, de 29 de julho de 2009, que “regulamenta o exercício das atividades dos profissionais em transportes de passageiros, ‘mototaxista’, em entrega de mercadorias e em serviço comunitário de rua, e ‘motoboy’, com o uso de motocicleta”.

Em nota, a Picap diz que se baseia em decisões judiciais que definem que “um decreto municipal não pode contrariar uma lei federal, não cabendo aos municípios, dessa forma, proibir o serviço, mas somente definir as regras para a sua execução”.

Fonte
Acidadeon



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