Resultados de busca
Ultrapassagem de motociclistas pela direita é permitido?
Por Redação Portal
Além de cometerem infração de trânsito, eles colocam em risco a própria vida.
![Ultrapassagem de motociclistas pela direita é permitido?](https://transitoweb.com.br/wp-content/themes/transitoweb/timthumb.php?src=https://transitoweb.com.br/wp-content/uploads/2019/11/Motociclista-no-corredor-e1585658222575.jpg&w=606&h=403)
Nos horários em que o trânsito está mais movimentado, não é raro ver motociclistas ultrapassando pela direita. Além de cometerem infração de trânsito, eles colocam em risco a própria vida.
Instrutor de motociclistas da Autoescola Satélite, Fausto Soares já foi testemunha de um caso desses. Pior, foi envolvido em um acidente por conta de uma dessas ultrapassagens.
Um motociclista que estava um carro atrás dele, não viu que ele entraria no cruzamento à direita. O resultado foi uma colisão que teve como desfecho a morte do rapaz.
“Mesmo não tendo culpa, respondi a um processo criminal por homicídio culposo”, desabafa ao relembrar o caso, que ocorreu há 16 anos, mas cuja manobra arriscada só se multiplica no trânsito.
Infração de trânsito
Diretor de Trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana de Cuiabá, Michel Diniz é categórico: “é errado ultrapassar pela direita”.
Segundo ele, a regulamentação do Código de Trânsito Brasileiro diz que ela só deve ser realizada pelo lado esquerdo, sempre que possível e a pista permitir.
“Pois é a faixa contínua ou seccionada que vai dizer ao condutor se é permitida ou não a ultrapassagem e ela deve ser feita pela esquerda”.
“O ideal é que ele transite atrás de outro veículo, como se fosse um carro. É uma forma ideal e segura, porém, nem aqui em Cuiabá nem em outras cidades do país o motociclista transita dessa forma. Mas é claro, há exceções”.
O diretor de Trânsito da Semob alerta que ultrapassagens pela direita podem gerar multas cujos valores variam entre R$ 130,16 a R$ 293,47, dependendo da gravidade.
Fonte
O Livre
Deixe sua reação
Deixe seu comentário