Resultados de busca
Um motor de carro pode funcionar ao contrário?
Por Redação Portal
Na maioria dos carros é usado o ciclo de quatro tempos: admissão, compressão, explosão e escape, que ocorrem a cada dois giros do virabrequim.
![Um motor de carro pode funcionar ao contrário?](https://transitoweb.com.br/wp-content/themes/transitoweb/timthumb.php?src=https://transitoweb.com.br/wp-content/uploads/2020/03/Motor-ferrari.jpg&w=606&h=403)
Sim, mas só se for de dois tempos. Na maioria dos carros é usado o ciclo de quatro tempos: admissão, compressão, explosão e escape, que ocorrem a cada dois giros do virabrequim. Isso impede que o motor funcione no sentido contrário ao que foi projetado.
Já os motores de dois tempos precisam de apenas uma volta da árvore de manivelas para completar todo o processo de queima, que se dá apenas com um movimento em que o pistão sobe e outro em que ele abaixa. Então, ao inverter o giro, ele segue funcionando da mesma maneira.
Isso não significa que haja algum impedimento técnico para o motor a combustão girar para um dos lados. Um propulsor, independentemente do ciclo usado, pode girar tanto no sentido horário como anti-horário. Quem definirá a direção de rotação serão os engenheiros, que levam em conta a disposição do motor no carro e os requisitos técnicos de cada propulsor.
Fonte
Revista Auto Esporte
Deixe sua reação
Deixe seu comentário