Atenção Motociclista
| Postado em 31 de janeiro de 2020 às 8:00

Vai viajar de moto? Cuidado com as infrações

Por Redação Portal

É preciso atenção para evitar que algumas bobeiras não transformem seu passeio num auto de infração

Vai viajar de moto? Cuidado com as infrações
Pilotar a moto com apenas uma das mãos é pena prevista no CTB/Divulgação

Início de ano, período de férias e verão com seus dias de sol. Essa é a combinação perfeita para dar aquela volta ou pegar a estrada de moto, seja entre amigos ou sozinho. Entretanto, é preciso atenção para evitar que algumas bobeiras não transformem seu passeio num auto de infração. Por isso, elencamos alguns deslizes, pequenos erros comuns de ver na estrada, que geram infração de trânsito – e multas, claro.

Trafegar com a mão no tanque

Pilotar a moto com apenas uma das mãos, e mesmo realizar o malabarismo de segurar qualquer objeto enquanto se está em movimento, é pena prevista no Art. 244, inc. VII do Código de Trânsito Brasileiro. A única situação em que o condutor pode retirar uma das mãos do guidão é para realizar a indicação de manobras, cujos gestos são descritos no Anexo II do CTB. Caso contrário: Infração média – 4 pontos e multa.

Pilotar com fone de ouvido 

É muito comum ver motociclistas ouvindo músicas no fone de ouvido durante sua viagem de moto. Não pode. Segundo o parágrafo VI do artigo 252 do CTB é considerada infração “dirigir o veiculo utilizando-se de fones nos ouvidos conectados a aparelhagem sonora ou de telefone celular”. A constante preocupação com os dispositivos surge do fato de que estes já são a terceira maior causa de mortes no trânsito no país, atrás somente do excesso de velocidade e embriaguez, segundo a Abramet – Associação Brasileira de Medicina de Tráfego. O resultado: Infração média – 4 pontos e multa.

Capacete desafivelado e viseira levantada

A recomendação é de que o capacete deve estar – em todas as ocasiões – devidamente afixado à cabeça, pelo conjunto formado pela cinta jugular e engate. Caso este esteja desafivelado o condutor é considerado sem proteção, o seja, sem capacete. Infração gravíssima – 7 pontos e multa.

 

0 0 vote
Article Rating

Fonte
Motonline


Tags


Deixe sua reação


Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas
Colunas
Colunas
Mais Vídeos
Seja você a mudança que quer para o mundoSeja você a mudança que quer para o mundo
Vídeos

Seja você a mudança que quer para o mundo

Clubinho Honda – Segurança no TrânsitoClubinho Honda – Segurança no Trânsito
Vídeos

Clubinho Honda – Segurança no Trânsito

Em todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsitoEm todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsito
Vídeos

Em todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsito

O uso da bicicleta facilita o trânsitoO uso da bicicleta facilita o trânsito
Vídeos

O uso da bicicleta facilita o trânsito